terça-feira, abril 26, 2005

Quanto custa o "lixo" dos outros?

Logo quando me casei e vim morar aqui, eu e o meu marido alugamos um apartamento num edifícil de 3 familias, que pertencia à um imigrante grego. Nós morávamos no da frente, pequeninho, de 1 quarto só. Havia um grupo de jóvens que alugava o de cima. E um casal que alugava o apartamento de fundo.

Uns 3 ou 4 meses mais tarde, o casal da parte de trás teve algum tipo de desentendimento e o homem foi embora. A mulher ficou sozinha. Mais ou menos um mês depois disso, ela se mudou nas pressas, sem dar muita explicação ao Grego. O apartamento dela era muito maior que o nosso e consequentemente mais caro, mas como o Grego ficou um pouco desesperado para alugá-lo logo, deixou escapolir para gente que estava baixando o preço. Eu e o meu marido pensamos um pouco e resolvemos que gostaríamos de aproveitar a oportunidade, e pegar o apartamento de trás, que tinha entrada independente do resto do prédio, quintal, varanda, dois andares, lavanderia, 3 quartos, e um porão também separado do resto do prédio. E assim ficou resolvido.

Logo que nos mudamos, notamos que a ex-moradora havia deixado lá muita coisa dela. A maioria quinquilharia imprestável. O porão então, estava repleto! Herdamos o trabalho de limpar tudo e jogar a porcarinhada fora. No meio de tudo aquilo porém, havia um conjunto de mesa e duas cadeiras em estado bastante descente, de um modelo bem diferente, que somente se eu fosse louca eu jogaria fora. Apesar de não ter espaço para colocá-lo, resolvi ficar com o conjunto. E morei naquela casa 9 anos sem ter a menor noção do pequeno tesouro que eu tinha nas minhas mãos.

Daí, no ano passado nós compramos a nossa moradia própria e nos mudamos da casa do Grego. No processo de mudança fiz uma limpeza geral de todas as minhas coisas com o intuito de levar somente o que realmente iria precisar. Na hora de avaliar o conjunto de mesa e cadeiras, fiquei balançada sem saber se deveria mantê-lo, ou me livrar dele. Estava nessa, decidindo o que fazer, quando o meu marido me sai com uma dessas
- Vai fazer o que com essa mesa?
- Ainda não sei. O que é que você acha?
- Se quiser vender, primeiro faça uma pesquisa de preço porque este conjunto é Hitchcock! - Ele disse, colocando ênfase na palavra Hitchcock. O que automaticamente me deixou curiosa.
- O que é que tem móveis Hitchcock? - Perguntei
- São móveis bons, de qualidade. E bastante tradicionais desta área de Nova Englaterra.
- Como é que você sabe disso?
- Já ouvi falar à respeito. - Ele disse isso com aquele ar de desinteresse que homem tem, que ouviu falar em algo, mas não prestou atenção suficiente.
- Como você sabe que este conjunto é Hitchcock?
- Tem gravado embaixo da mesa, e das cadeiras.
- E você sabia disso estes anos todos e nunca me disse nada?
- Nunca nem me veio à cabeça.. - e a conversa parou aí. Mas a minha curiosidade não.
Depois de muita pesquisa, perguntar aqui e ali, descobri que o conjuntinho que foi deixado na minha casa vale aproximadamente $2,100.00 dolares. Isto mesmo, a mesa sozinha custa na faixa de $1300 e poucos dólares. As cadeiras, cada uma, na faixa de $400 dolares. Quase R$6000 reais por este conjunto velho, de móveis que foram deixados para traz, dados como lixo.
Até hoje ainda não tenho espaço para ele, até pensei em vendê-lo, mas meu primo Marquinhos foi quem me convenceu a ficar com ele. Coloquei as cadeiras nas cabeceiras da minha mesa de jantar, e a mesa no meu quarto, já que não é muito grande.

E comecei a me ligar mais nas coisas que Americano joga fora, e na casualidade como o fazem.


8 comentários:

Anônimo disse...

Laura, voc ja viu um programa na TV daqui (nao me recordo o nome), onde se faz avaliaco de tudo quanto eh objeto? Muito legal. Lembro de um velhinho que levou um cobertor e teve a grata surpresa de saber que aquilo ali valia mais de meio milhao de doletas. Pertencia a uma tribo de indios americanos e foi heranca da avo. Pois bem, so cuidado com a energia, viu? Se entendi bem voc levou uma das cadeiras pro seu quarto, ne? Da uma limpada nelas com sal grosso diluido em agua mineral. Meu tio mais velho, um advogado bem sucedido quando acabou de construir sua casa, fez um tour com a esposa por antiquarios no Brasil e no exterior e adquiriu um lustre lindo, parecia saido daqueles filmes de Visconti, pois bem, o tal lustre tinha pertencido a uma igreja e passado os anos, as coisas comecaram a dar pra tras literalmente, ate que uma amiga do casal comcecou a questionar os objetos comprados em leilao/antiquario da casa e se deparou com o tal lustre de igreja que iluminava a escada. Dito e feito. Removeram o lustre e bye, bye. Na epoca, a explicacao dada era que numa igreja passa tanta gente: pedindo, rezando, chorando, agradecendo, que eh uma confusao energetica. Bom eh isso. Super beijo!
PS: te peguei literalmente arrumando a casa, ne?

Anônimo disse...

Como é que o Grego não percebeu isso antes?!? Realmente, são uma relíquia esses móveis. Abraços.

Anônimo disse...

Publiquei sua entrevista. Achei muito legal e esclarecedora, parabens. cilene

Anônimo disse...

..cheguei aqui através da Cilene.. ela tinha me pedido pra ser uma das juradas do concurso.. acabei nao aceitando pois tentei ficar em hiatus...kkk tentei.. mas como nao deu certo ..aqui estou..
se vc se suprehende com as coisas que o povo aqui nos EU poe pra fora... nao fazes ideia como é na Alemanha... isso sim que é uma loucura.. conjunto de sala de couro... moveis quase novos de quarto.. enfim, eu mesma nao acreditei, mas tinha um conhecido meu do Iran que mobiliou a casa todinha com coisas anunciadas no jornal para entregar de graça...
realmente coisa de quem nao tem mais o que fazer..que tem tanto que nem sabem o que fazer com o dinheiro...
muito bom teu espaço.. beijocas e uma linda semana!

Toninho disse...

Ah, primeiramente, obrigado pelos "parabéns" de aniversário!
E, é verdade. Com 13 anos já, potz. A gente fica velho muito rápido! :/ (hahe)

Lindas cadeiras, até no preço! :)

Até mais, abraços.

http://graceolsson.com/blog disse...

Se näo quiser manda pra mim, Laurinha....brincadeira..Já estou até o pescoco com coisas pra levar de volta para o Brasil...
Aqui na Suécia, eles jogam mutai coisa fora.Tem até um local aonde as pessoas ,final de semana levam móveis, e tudo que näo querem mais.Eles nem vendem.

http://graceolsson.com/blog disse...

Como a Deusa falou, aqui na Suécia é a mesma coisa.Menina, eles compram tanto, tanto.Nunca vi tanto consumismo.E, todo final de semana, lá väo jogar no lixo coisas que têm valor.Outro dia, fiquei morrendo de pena quando um sueco jogou no lixo, um banquinho lindo demais.Dauels de descansar os pés.Maravilhoso.Näo peguei pra mim pq meu marido näo deixou.Ele por sinal, tinha mania de ter uma comida na geladeira e comer só uma vez.Ele jogava no lixo.Carnes, queijos, frutas.Cortava as verduras e se nao comesse no outro dia, ele jogava fora.Até que parou com esse desperdício.Eu hein!Falta de näo ter o que fazer...

cris disse...

Oi Laura...nossa..achei máximo este acontecido.Eu gosto muito de assistir um programa na BBC prime sobre antiques...tem cada coisa interessante e de valor !!!Bem, eu gosto mais de modernidade..mas se tivesse algo antigo de valor seria legal. Pois é..quem sabe daqui alguns ano este conjunto de mesa e cadeiras valerá muito mais?!!!
Eu tenho uma colega pela net q está passando uma semana em LA. O esposo foi a trabalho....e ela está abismada com o tamanho das porcoes e a diferenca nos mercados..pouca verdura e legumes..gde parte de enlatados ou congelados. Eu disse pro meu esposo...que eu só acrdito vendo hehheh Mas eu acho que depende de onde vc mora...não?
abracos..e seja sempre bem vinda ao "Sopa de Letrinhas".Ah..se quiser ler o blog desta minha colega..é a Ale da Inglaterra..tá nos links.Dai vc fica sabendo umpouco da Alemanha e da Inglaterra tbem...:) beijinhos...Cris

Arquivo

   
eXTReMe Tracker