terça-feira, maio 10, 2005

Shaolin Soccer



Ah, se futebol fosse assim interessante! Acho que o brasileiro dormiria nos Estadios!
Primeiro, esqueça todas as regras do jogo. Em Shaolin Soccer nenhuma delas são importantes. So importa fazer gols, e para isso existem um campo, uma bola, e as traves. Pronto! Aí acabam todas as similaridades com o futebol que nós conhecemos. Daqui por diante, é cada um por si, e Kung Fu por todos.

A estória vai mais ou menos assim:
De um lado Fung, ex-jogador de futebol, cinquentão, cuja carreira terminou num acidente que o deixou deficiente e pobre. Do outro lado, Hung, seu adversário dos velhos tempos, também responsável pelo acidente que o debilitou. Hung é rico e domina o mundo do Futebol em Hong Kong. Seu time, considerado o melhor, leva o nome de Team Evil!
Fung sonha em reunir o seu velho time, e voltar a jogar futebol.

Um dia Fung conhece Sing (interpretado pelo também diretor do filme, Stephen Chow). Sing é mestre da arte do Kung Fu, só que não tem estudantes. Anda pelas ruas da cidade fazendo um bico aqui e ali, e juntando trocados para comer. É convencido de que TODO MUNDO deveria aprender Kung Fu para poder sobreviver. "Sabendo Kung Fu você nunca escorregará numa casca de banana, por exemplo", diz ele à Fung.

Fung decide tentar. Reune os amigos da época de juventude para jogar novamente. Estes também já não são mais os mesmos. Então, esse time de homens desajeitados e fora de forma começam a treinar. E é aí que festa começa de verdade!

Ao saber que o time de Fung está de volta, o velho Hung decide enfrentá-los numa partida. Só por diversão, pensa ele. O que ele não sabe é que aparentemente, aprender Kung Fu também ajuda a adquirir poderes extraordinários, tipo voar, e quicar objetos para fora da órbita terrestre.
Os dois times se enfrentam, e daí por diante vale tudo. Os jogadores voam pelo ar, desafiando a lei da gravidade (o que Roger Ebert comparou à uma partida de Quidditch - os que leram Harry Porter sabem), chutam a bola com tanta força que esta chega a pegar fogo, fazem malabarismos para roubar a bola que lembram a dança break dos anos 80, aparam a bola no estómago... e outras coisas ultrajantes assim.
Os goleiros têm ainda mais poderes que o resto do time. Em um determinado momento, a partida parece ser apenas entre eles, com o resto do time assistindo (o que me lembrou o jogo de futebol dos animais do filme "Se minha cama voasse" com o gorila e o elefante de goleiros jogando a bola um ao outro, e o resto dos animais, no meio só olhando).

O filme é completamente previsível. É claro que tem um romance involvido neste mistura. É claro que o time Shaolin vai vencer o time Evil. Mas não deixe de assistir por causa disso. Shaolin Soccer é ridículo de propósito. Divertidíssimo, você vai rir de rolar!

O DVD americano tem versões em Inglês e Cantonês.

8 comentários:

Toninho disse...

Ah, preciso ver esse filme! Deve ser estilo "Kung Pow!". Sensacional! haha
Mais acho dificil achar por aqui. :/
O jeito é procurar na internet e puxar. :)

Abraços!

ps: ah os filme que aluguei aquele dia, que lembro no momento são: Cold Mountain, Redemption, Ridocq, Moulin Rouge(é assim mesmo?! Enfim.. apesar de ter passado milhares de vezes nos canais de tv, eu nunca tinha assistido. E também não achei nada legal.. heah) e o outro nao me lembro... É dificil ter filmes legais pra alugar na cidade em que vivo.. :/

Anônimo disse...

deve ser um filme pra rir sem pensar. cantones é falado aonde? bjs

Anônimo disse...

Laurinha vc que e antenada com o mundo televisivo, tenho uma pergunta pra vc. Aquela serie Melrose, parece que e escrito assim, ainda passa nos Estados Unidos??

Anônimo disse...

oiiii
vim aki pra dzier parabens pelo destake no top 5 do clike amizade neh ...
bom o filme ke vc comentou dever se bom pra ri neh ..kkkk bom vou dar mais umas voltinhas aki no seu blog ok .. beijinhuisssss

Anônimo disse...

obrigada pela resposta...aqui ainda passa, ai queria saber se ainda passava nos Estados Unidos, no Brasil tambem nao passa mais, mas terminou como isso???

Anônimo disse...

Oi Laurinha, amei seu blog, parabéns pelo destaque. beijos

Anônimo disse...

Laurinha
Parabéns pelo destaque no clique amizade!
esse filme deve ser tudo de bom mesmo!
Beijinhos e um ótimo final de semana para vocês

Anônimo disse...

fiquei no mínimo curiosa. bom dia. bj, lu

Arquivo

   
eXTReMe Tracker