sexta-feira, julho 22, 2005

Chinelos na Casa Branca

Um convite para uma visita formal à Casa Branca, com direito à fotografia com o Presidente dos Estados Unidos, deveria indicar o traje adequado? E qual seria este traje?
E vamos dizer que o traje não foi indicado, então neste caso pode tudo? Eu digo que não pode. E assim pensam milhares de outras pessoas, diante do auê que as meninas do time de Lacrosse da Universidade Northwestern (Illinois) causou no comecinho deste mês.

Após vencerem o Campeonato Nacional feminino, as Wildcats (como é chamado o time), receberam um convite para participar do Champions' Day, cerimonia de honra oferecida pelo Presidente em reconhecimento aos times campeões do ano, pelo trabalho bem feito.
Apareceram por lá todas bonitinhas, mas com um detalhe que gerou polêmica rapidinho: calçando chinelos do estilo Flip-flops (parecidos com havaianas).

Na ocasião nada foi dito. Mas depois, com a fotografia tirada com o Presidente circulando de email em email, o irmão de uma delas respondeu em letras garrafais "VOCÊ CALÇOU CHINELOS PARA VISITAR O PRESIDENTE?".. e obviamente ele não foi o único a notar. Pronto, agora não deixam mais essas moças em paz.

Lesley Carlin, co-escritora de "Things You Need to be Told," um livro de etiqueta, diz que calçar flip-flops para visitar a Casa Branca está definitivamente fora de cogitação.
E até um vendedor da Stuart Weitzman , uma loja super fresca, que vende flip-flops pela bagatela de $150 dólares, também não recomenda.

Quando questionada no assunto, a Porta-Voz da Casa Branca Erin Healy diz que o dress code para funcionários requer o uso de gravatas para os homens no Escritório Oval, e jeans não é permitido no West Wing. Mas não há um traje indicado para os visitantes, apesar de que "pessoas visitando a Casa Branca deveriam saber que estão entrando num lugar muito especial, que requer um traje apropriado"

Na minha humilde opinião, eu digo que sandálias do estilo havaianas somente para ficar em casa, ou ir à praia. Para visita oficial à quem quer que seja, jamais!

De qualquer forma, as garotas do Wildcats estão tirando de letra, e aproveitaram toda esta atenção para transformar uma situação constrangedora em algo positivo.
Elas tiveram a ideia fabulosa de colocarem à venda (pelo sistema de Leiloes do Ebay) seus chinelos, com todo dinheiro adquirido sendo doado no tratamento de um tumor cerebral de uma garotinha de 10 anos. Ver aqui.
Sendo assim acho que o faux-pax deve ser perdoado.

Nenhum comentário:

Arquivo

   
eXTReMe Tracker