quarta-feira, setembro 14, 2005

A macumba da vizinha

Gente, pensei que macumba, essas coisas, era negócio de brasileiro, pois não é que fui surpreendida pela minha vizinha russa fazendo uma macumbazinha no quintal do meu prédio ontem? Fiquei de cara! Meu marido ria de se acabar!

No outro dia, meu marido e eu escutamos um bafafá vindo da frente do nosso prédio. Isso por aqui é coisa rara, sabe como é? Fazia tempo que eu não assistia um barraco desses, daí, eu e o meu marido corremos para a janela pra brechar, claro, sem ninguém dar conta da presença da gente. Estavam lá, essas duas mulheres do meu prédio, aos gritos uma com a outra. Até agora ainda não entendemos o que aconteceu, pois a russa, coitada, o inglês dela é muito ruim, e ela tenta mesmo se fazer entender, mas é difícil. Ela gritava qualquer coisa para a outra, que é síndica, e a síndica mandava um cara numa caminhonete estacionar ali mesmo, e a russa se colocava na frente do carro e repetia no, no, no...blablabla... police! blablabla, Madeleine (o nome da síndica)... blablabla... A síndica deixa ela falando sozinha, e entra no prédio, e ela continua lá a gritar. Daí, desce o filho da síndica pra brigar com a russa também, diz uns desaforos pra ela, e fecha a porta na cara dela e entra. Até o meu filho parou de brincar pra subir na outra janela e assistir a confusão. Depois a russa viu o menino na janela e foi perguntar pra ele se papai e mamãe estavam em casa.. sim, como se nós fôssemos nos meter nas encrencas dos outros.

Umas duas horas depois, eu vejo a russa passar no quintal. A gente tem uma dessas portas de vidro que abre para o quintal. Tem uma boa visão do quintal. Então eu vi quando a mulher passou com a macaca, com uns negócios nas mãos, e parou na frente da janela da vizinha e ficou lá fazendo umas rezas. Gente, fiquei impressionada! Pensava que só no Brasil o povo faz essas coisas. A casa dos meus pais fica numa esquina. E esquina é lugar danado pro povo gostar de usar pra essas coisas. Quase todo mês, amanhecia no meio da rua, flores, velas, até aves sacrificadas.. Eu tinha uma raiva! Minha mãe fica na superstição danada. Na época, eu era muito nova, não acreditava em nada disso. Agora, devo dizer que tenho medo das energias negativas, sabe como é?

Pois é, tem dessas coisas aqui também!

Nenhum comentário:

Arquivo

   
eXTReMe Tracker