terça-feira, novembro 22, 2005

Happy Thanksgiving!


Pintura de Jean Louis Gerome Ferris, 1863-1930

Hoje é Thanksgiving aqui nos Estados Unidos (o que traduzimos no Brasil por Dia de Ação de Graças). E enquanto o meu peru está no forno, eu venho aqui dar uma desopilada da trabalheira, e conversar um pouquinho à respeito desta tradição, que para os americanos é tão importante quanto o Natal.

O pouco da estória que eu sei (e vou confessar que não sou lá muito boa em História Americana), conta que a tradição do Thanksgiving deu início com a chegada dos Peregrinos Ingleses aos Estados Unidos em 1621, e formaram uma colônia aqui mesmo em Massachusetts, na região de Plymouth. Depois do primeiro ano de colheta, os colonos se juntaram aos nativos, os índios Wampanoag para celebrar a colheta e dar preparação para o início do inverno. Esta é mais ou menos como as coisas são ensinadas na escola, mas existe o lado controverso que conta como os colonos roubaram as terras indíginas, etc (assim parecido como foi também no Brasil).
Para um povo que dependia 100% da sua colheta, dar graças pela comida colocada na mesa, e pedir por um inverno menos rigoroso, e sorte nas futuras colhetas, era uma coisa corriqueira. E assim, dizem, começou a tradição.

Thanksgiving é celebrado com uma mesa farta, e os alimentos tradicionais encontrados sempre são, o peru, purê de batatas, batata-doce, cranberries (uma frutinha típica de Massachusetts), torta de abóbora, torta de maçã.. Mas no passado, a comida era menos sofisticada. A ceia era formada por peixes, frutas e verduras, peru, milho. O leite era apenas o de cabra. E o molho de cranberry que é preparado hoje, na época não existia. Eles comiam apenas as frutinhas, coisa que fica difícil até de imaginar, já que o cranberry é muito amargo.
Plantações de cranberries são fartamente encontradas em Cape Cod, MA. Estas frutinhas vermelhinhas, bonitas de ver, não são fáceis ao paladar. O melhor jeito de prepará-las e jogá-las na água com açúcar, talvéz umas casquinhas de laranja, e deixá-as cozinhar até formar um doce. Também são vendidas enlatadas, mas preparadas fresquinhas ficam muito mais gostosas, e é bem facinho de fazer.

Anyways, os Peregrinos Ingleses fizeram a viagem até aqui no barco Mayflower. A intenção era chegar ao Estado da Virginia, mas acabou ancorando em Cape Cod, Massachusetts.

Um ponto turístico muito legal a ser visitado nesta época do ano, é Plymouth, MA, uma réplica da vila dos peregrinos como era na época em que eles chegaram aqui. La também você pode visitar o Mayflower II, uma reprodução exata da embarcação Mayflower, que trouxe os ingleses à América no século 17. E é claro, você pode escolher ter sua ceia de Thanksgiving por lá mesmo. Mas tenha o cuidado de fazer as reservas com bastante antecedência, pois a ocasião é bastante disputada.

Mayflower II, ancorado em Cape Cod

Hoje em dia, as familias se reunem ao redor da mesa farta, comem, dão graças pelo ano que está quase acabando, e depois fazem a digestão em frente da tv, assistindo ao Macy's Thanksgiving Day Parade, em Nova York, ou muito futebol americano. Mais americano que isto, impossível.
E aí, amanhã começa oficialmente a temporada de Festas de Final de Ano por aqui, com o chamado Black Friday, o dia que os americanos saem para as compras de Natal. Este dia é uma verdadeira loucura, com o trânsito bastante pesado, as lojas abarrotadas de gente, as brigas por vagas de estacionamento nos shopping centers.. A competição pela freguesia é bem acirrada por parte do comércio. As loja pegam pesado, umas chegando a abrir suas portas as 5 da matina, com descontos incríveis, que você só vai ver mesmo este dia do ano. Então, em termos, em materia de economizar nas compras de natal, vale a pena. Mas vá munido de bastante paciência, e sapatos confortáveis.
O dia tem até website, para informar a população dos descontos, divididos por lojas, entre outras dicas valiosas. Para visitar a website, é só clicar neste link - Black Friday 2005
E para terminar, eu gostaria de agradecer pelas amizades que este blog me proporcionou este ano, pelos comentários gentis, pelas visitinhas de todos vocês.
Neste dia também agradeço pela minha família, pelo ano que foi bom, pela oportunidade de um emprego melhor para mim, pela minha casa, e pela minha visita ao Brasil no final do Ano. Agradeço pela minha família que está lá, pelo carinho deles em preparar coisas tão especiais para a nossa chegada, pelo amor incondicional!
HAPPY THANKSGIVING, EVERYBODY!

Nenhum comentário:

Arquivo

   
eXTReMe Tracker