domingo, fevereiro 05, 2006

Televisão Inteligente

A Tv americana não é só feita de Reality Shows e Sitcoms. Com mil e um canais, e pouquíssimos que passem coisa que preste, as vezes é até irônico ter tantas opções e nada pra assistir. Mas na semana passada, dois dos shows mais interessantes da programação, vieram justamente de dois canais que quase nunca assisto - A&E (Arts & Entertainment) e GSN (Game Show Network).

A&E teve records de audiência com o filme Flight 93.
Pra quem não lembra, Flight 93 (ou Vôo 93) é o número de um dos 4 vôos de 11 de Setembro, mais precisamente, o quarto vôo, que terminou caindo numa área rural na Pennsylvania.
Não sei porque somente agora eles decidiram fazer um filme à respeito, como também não entendo porque agora e não no aniversário do acontecimento. Mas, não importa, mesmo assim o filme obteve bastante sucesso, com uma audiência de 5.9 milhões de telespectadores.
Talvêz porque esta estória vai sempre atrair a curiosidade da pessoas, talvêz porque as pessoas ainda não sintam aquele sentimento do que os americanos chamam de closure (ou seja, aquele sentimento de caso encerrado, bola pra frente), talvêz porque as pessoas ainda procurem por respostas dos acontecimentos daquele dia..ou, o mais provável, a combinação das três coisas juntas.

Será que é uma curiosidade mórbida querer saber tin-tin por tin-tin das coisas que aconteceram dentro daquele avião naquele dia? O fato é que apesar de dificílimo de assistir, não consegui tirar meus olhos da tela.
O filme é uma reconstituição dos acontecimentos ocorridos dentro do avião naquele dia, feita atravéz dos recordes públicos de telefonemas trocados entre os passageiros do vôo e seus familiares e amigos em terra. Um grupo de estranhos, reunidos pelo destino, imediatamente conectados uns aos outros pelo instinto de sobrevivência.
O filme traduziu bem a agonia dessas pessoas, e a bravura também. Me deixou com um aperto no peito, um nó na garganta, uma vontade de chorar. Fui dormr pensando à respeito, demorei a pegar no sono, e quando dormi, terminei tendo pesadelos.

Também me fez lembrar como existem muitas coisas sobre o Vôo 93 que não foram totalmente esclarecidas ao público, e talvêz nunca saberemos a verdade total. Existem muitas especulações em torno da queda do avião; será que os passageiros conseguiram invadir a cabine de controle? A idéia era retomar o avião, já que não havia outra alternativa. Quando viram que sua missão havia falhado, será que os terroristas optaram por derrubar o avião, ou será que ele foi derrubado por aviões F-16 da Força Aérea Americana? O seu destino era provavelmente a Casa Branca, ou o prédio do US Capitol. Por que sua missão falhou?

Devido ao tamanho sucesso, o filme vem sendo reprisado em dias e horários diferentes. Para maiores informações, vai na website do A&E


O outro programa, num tom bem mais leve, é o especial Anything To Win (Qualquer coisa para ganhar), do canal GSN.
O canal que geralmente passa reprises de programas de jogos (aonde Silvio Santos provavelmente foi buscar toda a sua programação dos dias de Domingo nos anos 70 e 80), surpreendeu total, com a estréia desta série novinha em folha.
Anything to Win conta as estórias de algumas das personalidades mais interessantes dos Estados Unidos, e a vontade incontrolável de vencer que as movia, e o que algumas delas foram capazes de fazer para atingir seus objetivos.
Na lista dos episódios estão a vida de Arnold Schwarzenegger (de bodybuilder à Governador da California e marido de um membro da família Kennedy); a vida de Tonya Harding (skatista expulsa da Federação por seu envolvimento num ataque à sua adversária Nancy Kerrigan, numa tentativa de eliminá-la da competição); a vida de Johnnie Cochran (advogado de O.J. Simpson, no julgamento considerado do século), etc. Muito bom, eu recomendo.
Para programação completa, visite a website do GSN.

Nenhum comentário:

Arquivo

   
eXTReMe Tracker