terça-feira, maio 30, 2006

11 anos

Hoje está fazendo exatamente 11 anos que eu cheguei aqui nos Estados Unidos.
A 11 anos atras eu descia aqui cheia de empolgação, curiosidade, coragem, felicidade no coração! Medo nenhum! 2 malas enormes abarrotadas de coisas escolhidas à dedo (pois não deu para trazer tudo). Aos 26 anos de idade, 55 kilos, muita meninice! 5 meses de casada pelas leis brasileiras, prestes a casar novamente (com o mesmo marido) pelas leis americanas. Morrendo de saudades de tudo que ficou lá no Brasil.
Naquela época ainda não havia internet, ou Globo Internacional, e os brasileiros por essas bandas eram poucos.
Munida de um inglês de 10 anos de cursinho, que logo descobri que não era suficiente (porque a gente aprende mesmo é assim, na prática).

Meu marido saia para trabalhar e eu ficava em casa re-decorando (na casa que ele preparou para me receber era assim - 1 copo, dois garfos, 1 colher, 3 pratos, e nada que combinasse...hehe).
Depois eu ia para a rua sozinha para conhecer os arredores, e me lembro que tinha uma musiquinha que ficava martelando na minha cabeça "I feel good! I knew that I would. I feel nice! Like sugar and spice! So good, so good, I got you!" do James Brown. Engraçado isso, né? Assim, sem ter porque!

Esse país me ensinou muito nesses 11 anos. Me ensinou inglês que nenhum cursinho nos ensina, mas que Português é uma língua muito bonita. Me ensinou disciplina, me ensinou independência, me ensinou mais sobre mim mesma. Me ensinou que sou forte, que sou trabalhadora, que sou corajosa, que sou dura na queda! Me ensinou a valorizar mais o meu país, as coisas que lá deixei, as pessoas que lá ficaram, me ensinou que nunca vou deixar de ser brasileira, me ensinou que nada substitue minhas raízes. Me ensinou que é possível sentir muitas saudades de um lugar, mas pertencer a dois ao mesmo tempo.

A 11 anos atrás, uau! Me lembro como se fosse hoje!

Nenhum comentário:

Arquivo

   
eXTReMe Tracker