quarta-feira, junho 14, 2006

A Copa do Mundo e os Americanos

A verdade é que americano não está nem tchum pra Copa do Mundo. Eles acham estranho que eu tire meio-dia de folga do trabalho para assistir as partidas.. e mais ainda, que volte no outro dia comentando o jogo.
Alguns deles até sabem que é época de Copa do Mundo, e com um sorriso morno me perguntam "E aí, o Brasil vai jogar quando?". E eu toda animada me proponho a discutir o assunto. E vejo o sorriso nos lábios deles indo de morno à frio, hehe! Pra eles jogo é Football (aquele americano que deveria era mesmo se chamar HANDball, já que tem muito pouco pé envolvido no assunto).

Uma colega de trabalho veio me contar na semana passada muito abismada, que leu um artigo dizendo que a audiência da Copa do Mundo era muito maior que a audiência do SuperBowl. Nâaao?? Mesmo??
Superbowl para quem não sabe é o campeonato nacional de Football americano. Acontece todos os anos no mês de Fevereiro, e no ano passado foi assistido por 93 milhões de pessoas (98% dessa audiência nos Estados Unidos). Já a Copa passada por exemplo, o jogo final teve uma audiência de mais ou menos 1.1 bilhão de pessoas.
Daí, lá vai eu explicar pra ela que a Copa é internacional, e o Superbowl não. Que a Copa é mais importante que qualquer joguinho doméstico para pelo menos 32 países mundo afora.
E os olhos dela se arregalaram, para o meu deleite! Acho interessante essa ignorância. Acredite, apesar de ter uns 3 ou 4 gatos pingados americanos que até que 'gostam' de soccer, a maioria não.
No início da Copa cometi o erro de perguntar ao meu colega do lado se ele gosta de futebol. O cara tem sobrenome italiano, eu pensei que fosse entendido, né? Ele disse pra mim com uma cara quase que de nojo, que preferia ver tinta secando na parede. Ok, nevermind!
O meu marido, acho interessante, se anima (assim, mais ou menos) somente em jogo do Brasil. Acho que por minha causa mesmo, pela minha animação. Enquanto os Estados Unidos perdia de 0x2 para a Tchecoslováquia na segunda-feira passada, ele permaneceu trabalhando e nem tchum para o jogo. E assim também foi com TODOS os meus colegas de trabalho.

Estou adorando este ano a Globo Internacional está transmitindo os jogos. Nas Copas passadas tive que me contentar em assistir as partidas atravéz dos canais de jogos americanos. Se tem gente que não suporta narração de Galvão Bueno, boo-hoo para você então. Assistir Copa do Mundo narrada em inglês por narrador americano não dá pra ser feliz..

Tem um episódio dos Simpsons que ilustra isso como ninguém. Uma partida de soccer está chegando à Springfield. O narrador americano narra o jogo quase que dormindo de tédio, enquanto o narrador latino só falta se descabelar. E o final do jogo acaba em pancadaria no meio do campo..É de mijar de rir.

E enquanto isso, este é o refrão para a Copa deste ano -
Vai que é tua, Didaaaaa!!!!!!

Nenhum comentário:

Arquivo

   
eXTReMe Tracker