terça-feira, setembro 05, 2006

Crikey!!



Morreu ontem na Austrália, Steve Erwin, mais conhecido com o Crocodile Hunter (Caçador de Crocodilos). Talvez para aqueles que não têm filhos esta não tenha sido a maior notícia da semana. Mas lá em casa Steve era figura bastante popular. Dos seus programas até a musiquinha feita para ele pelos Wiggles (Crocodile hunter, Steve Erwin! Crocodile Hunter, Action Man!..) a Austrália nunca esteve tão dentro da minha casa.
Por esse motivo está sendo bem difícil explicar para o meu filho que o Crocodile hunter morreu. Não que o programa de Steve era o favorito dele, mas é que pra ele, Steve era assim mais um personagem divertido da tv, assim como Spongebob, Spiderman, etc.

A notícia da morte de Steve Erwin foi a primeira que ouvi ontem logo ao acordar. Meu marido já tinha lido logo bem cedinho na internet. E apesar de ter lamentado bastante, não fiquei muito chocada.
A primeira vez que vimos Steve na tv, não sabíamos quem ele era, ele ainda não era super famoso, mas não conseguimos tirar os olhos dele. Era uma mistura de comédia e total ultraje. O cara pulava nas costas de crocodilos gigantescos e lutava com eles no braço. A causa era boa, geralmente o bicho estava preso em redes ou machucado, e Steve estava lá para tentar ajudar, e transportar o animal para lugares mais seguros dentro do seu próprio habitat. Mas puxa, não tinha uma maneira menos louca não?
Logo num outro programa, lá estava Steve de óculos escuros frente à frente com spitting cobras (na sua mais pura tradução, Najas que cospem veneno). A danada da Naja avançava nele e cuspia várias vezes no rosto dele (os óculos protegiam os olhos, claro), 'me deixa em paz, mané!' era o aviso explícito, mas ao invéz o Steve limpava o veneno com as costas das mãos e continuava a dizer para a câmera 'Crikey, this is a feisty one!' com aquele sotaque bem australiano. Impossível não morrer de rir! Mais uma meia hora lá estava ele numa aldeia africana no meio do nada lavando o veneno da pele com canecas de água que os habitantes da aldeia lhes davam.. e aí, soltava mais essa pérola "água aqui é coisa rara!"....
Num outro programa, Steve nos mostrava um sapinho minúsculo, falava com detalhes de como aquela espécie era super rara, e mostrava as cores da criatura em close-up para a câmera. Daí ele escuta qualquer coisa ao seu redor, pára de falar, joga o sapo pro alto e corre dizendo que acaba de ouvir uma cobra.. E nós quase caimos da cadeira de tanto rir.

Por essas e por outras, impossível não concordar que Steve era um cara meio louco. Mas apesar do seu jeitão, era um amante da natureza e dos animais, e um conservacionista. Morreu fazendo o que mais gostava. A ironia portanto é que morreu ao ser atacado por uma arraia, uma criatura considerada pacífica, e não por ataque de crocodilo ou cobra venenosa.
Ele teve o coração perfurado pelo aguilhão de uma arraia, quando filmava um dos seus documentários. Um acidente bastante raro. Steve chegou a retirar o aguilhão do peito, perdendo a conciência logo à seguir.

Steve tinha 44 anos e deixa mulher e dois filhos.
Descanse em paz, Steve! E obrigada por ter nos proporcionado tanta diversão!

Nenhum comentário:

Arquivo

   
eXTReMe Tracker