quinta-feira, janeiro 10, 2008

A mulher dentro da bolha

Logo, logo vai ser esse o título do meu blog. É porque ontem, numa consulta com um médico especialista em alergias cheguei a essa triste conclusão. Eu sou alérgica à TUDOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!! E a única forma de cura deve ser ir morar dentro de uma bolha.

É claro que não foi surpresa nenhuma pra mim, que vivo torturada por crises de espirros, olhos lacrimejantes, e coceiras na garganta quase semanalmente. Mas quanto mais velha eu vou ficando, pior vão ficando as minhas alergias.

Acho que morar neste País também contribuiu bastante. É quase impossível encontrar uma casa por aqui que não tenha carpetes em quase todos os cômodos. Quando comprei a minha casa, tinha carpete até nos banheiros (eca, eu sei!). Aqui também tem o fator das estações do ano bem definidas e a primavera deixa uma camada de pólen em todas as coisas, um verdadeiro inferno alérgico para mim.

Já fui ao especialista várias vezes, e eles sempre me vem com um remédio novo no mercado para experimentar, o que no meu caso nada mais é que um paliativo .

Desta vez eu vou tentar a vacina. Mas aguenta aí, a vacina é um tratamento de uns 5 anos no meu caso, e no primeiro ano tem que ser tomada 1 vez por semana. Seja o que Deus quiser!

O pior de ir para o especialista, é que todas as vezes eu tenho que me submeter ao teste da pele. Quem nunca teve alergias provavelmente não sabe do que se trata.
Eles furam os braços da pessoa e injetam líquidos diferentes na pele, cada líquido representando um tipo de alergia. Daí tem que esperar 15 minutos para fazer efeito. Se acusar alguma alergia, a pele vai reagir como uma picada de mosquito. No meu caso, os dois braços inteiros. Você não pode tocar e nem pode coçar, é uma verdadeira tortura. Eu me concentro bastante para pensar que estou lá numa praia do Brasil, tomando uma água de côco, pra esquecer de coçar! Aaaaaaaaa!




Do que eu tenho alergia?

Pólen
Certos tipo de árvores
Poeira (Ácaro)
Mofo
Cigarro
Animais no geral, especialmente gato, menos cachorro.
Vinho (alguns. White Zinfandel, nem pensar, é o pior deles)
Crustáceos em geral (alergia severa, quase letal)
Blueberries (só um pouquinho, da um coceirinha na garganta)
Picada de mosquito

O médico também me aconselhou a andar com um EpiPen na bolsa (foto abaixo), que é uma injeção de adrenalina para pessoas com alergias severas sofrendo o risco de choque anafilático. O EpiPen pode salvar uma vida nessas situações. A pessoa administra o EpiPen (no músculo da coxa), e liga para 911 imediatamente.


Nunca foi o meu caso até hoje, graças à Deus (e bate na madeira), mas como nunca fui picada por uma abelha, por exemplo, e com alergias severas como a minha, uma picada de abelha pode ser letal. Melhor prevenir, que remediar. Também para no caso de ingerir crustáceos sem saber. Sim, crustáceo é um veneno para mim.

Meu filho, graças à Deus, não tem alergia a nada. Ainda bem!

18 comentários:

Lucia disse...

Engracado, pois minha irma e' igual a voce. Quando moravamos no Brasil, eu tinha uma alergia horrivel, e como voce, nao tinha um dia sequer que nao acordava espirrando e nao conseguia parar. Ela nao.

Quando nos mudamos pra ca, parece que minha alergia foi passada a minha irma. Ela esta tb indo ver um especialista, pois as vezes nem consegue respirar pelo nariz direito.

O interessante e' que quanto mais velha eu fico, parece que vai voltando aos pouquinho, mas nao e' como antes. O que ajudou a melhorar, foi trocar o filtro da furnace por um anti-alergico (ajuda muito), e compramos um aspirador tb com aquele hepa filter. Olha, depois disso, parece que foi a diferenca de night and day. Da uma olhada no seu filter e troca por esse anti-alergico que voce vai mesmo notar a diferenca.

bjos

Andréa disse...

Caramba, Laurinha, que pentelhacao. Sinto muito! Olha, eu tenho uma coisa engracada com alergia. Tenho alergia a po/acaros soh no Brasil. Aqui, nunca. Entao, toda vez que vou pra la, tenho crises e quando volto pra ca, para. Nunca conseguiram me explicar por que. No Brasil eu nunca podia fazer limpeza em casa, tirar po. Aqui eu posso numa boa. Eh muito estranho. Outra coisa interessante, eh a parte holistica. Ja ouvi dizer que alergia tem muito de emocao- como uma reacao fisica a um estado emocional, inclusive inconsciente. Vc pode estar sendo contrariada em algo e isso se reflete na pele, no nariz... No Brasil, a unica coisa que resolvia minhas crises alergicas era acupuntura e remedios homeopaticos. De uma olhada nisso, tambem. Remedios alopaticos eram muito fortes e soh me davam sono.

Anônimo disse...

Eu atingi o auge da fase alergica aos 21 anos, quase morri e tive que ir pro pronto socorro para voltar a respirar (edema de glote). Isso porque eu tinha comido uma torta de chocolate com chantilly.

Depois fiquei bem melhor, atualmente sou alergica a acaro, mofo, analgesicos em geral, e evito coisas que podem ser perigosas, tipo frutos do mar (a nao ser peixe comum). Vou ver se compro essa Epipen tambem...

Patrícia disse...

Puxa Laurinha, que coisa chata hein?
Bom, fiquei um tempinho sem dar as caras, entao deixa eu ir por a leitura em dia.
Feliz 2008!

Laurinha disse...

LUCIA, eu tenho um purificador de ar no meu quarto, e ja troquei quase todos os carpetes da casa por piso de madeira. Tambem troquei o meu sofa por um de couro. Claro que ainda tem muitas outras coisas para serem feitas. Procuro manter a casa sempre limpa, o tempo todo.

-

ANDREA, voce tem alergia somente ao acaro brasileiro, entao, haha! Comigo eh assim, picada de mosquito la no Brasil nao eh la grande coisa pra mim, mas parece que os mosquitos do primeiro mundo sao mais poderosos, pois aqui, quando eu levo uma picada de mosquito, fica parecendo que eu levei um murro na regiao. A area fica inchada e bem vermelhona, as vezes ate arrocheada. Fica assim por dias.

Laurinha disse...

Nossa, LEILA, que perigo! Voce tem alergia a chocolate?
Eu nao tenho alergia a remedios, nao que eu saiba. Evito frutos do mar ao maximo e so como peixe normal tambem (que eu adoro).
O EpiPen tem que ser com prescricao medica. Pede ao teu medico, entao.

-

PATRICIA, Feliz Ano Novo pra voce tambem.

Sonho Meu disse...

Ai que melda Laurinha. Alergia é uma coisa chata, que Deus me livre. Nunca tive até agora, mas aqui em casa é marido, cachrro e filha.
Pra vc ver...numa familia tem sempre uma ou duas pessoas alergicas. a incidencia é grande, nao é mesmo?
bjos e melhoras,
me

Angela disse...

menina, q loucura hein!! eu tb sou alérgica a tudo e mais um pouco, mas a minha se manifesta com coceiras loucas na pele e olhos, e crises de asma(ninguém merece!)..mas como desde pequena sempre me tratei no mesmo médico, eu ligo e ele já sabe o q eu tenho, aff...e ele me incentiva a levar vida normal, comer de tudo(chocolate, coca cola, alguém mais tem alergia disso?? aff)e antes de comer essas coisas tomar um antialérgico...eu não vivo sem um na bolsa, e sempre ele me passa uns novos, q não dão sono e coisa e tal...é assim, vou vivendo e me coçando, rsrs..e a culpa é do meu pai né, q é igualzinho!bj

Jôka P. disse...

Tadinha, Laurinda !
Eu sou mortalmente alérgico a moluscos gosmentos, ostras entreabertas e principalmente a vaginas, que me deixam todo empolado, coçando, com sufocamento, em estado de coma ( ou melhor: não coma !).
Não há tratamento, tenho só que manter distância mesmo.

Liliane de Paula disse...

Alergia é mesmo um terror, Laurinha. Difícil tratamento e dificila vida de quem tem. Não deixe de andar com a injeção de adrenalina.
Liliane

G@bi disse...

oi Laurinha, engraçado minha alergia tbem tem esta questão geográfica, no Brasil nunca tive problemas, mas aqui no Jp qdo chega a primavera é de morrer...o polén quase acaba c minha vida... minha pequena tem alergia a leite e derivados,é tão dificil controlar! A unica vez q dei um antialergico p ela a coitadinha dormiu por quase 2 dias seguidos, depois disso só homeopatia. Assisti esses dias no Jornal Hoje uma reportagem bacana sobre isso, dá uma olhada,
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM774624-7823-VEJA+COMO+CONTROLAR+AS+ALERGIAS,00.html
Beijos
ps: Paulzinho tá cada dia mais lindo...:)

Laurinha disse...

haha, JOKA, morri de rir com o seu comentario!

-

GABI, querida, fiquei tao contente de ver voce por aqui. Nao sabia que a Laurinha tambem tinha alergias, tadinha. Mas e a homeopatia tem ajudado? Estou disposta a tentar qualquer coisa.
Nao desaparece nao, ta?

Anônimo disse...

Boa noite Senhoras,

Sábado passado por 10min quase perdemos nosso filho por uma unica picada de abelha, nunca passei por momentos tão terríveis em minha vida quando ouvi da boca da enfermeira quando me chamou de lado e disse: "MÃE EU VOU TER QUE TE DIZER: MAIS 10MIN A SENHORA FICARIA SEM O SEU FILHO". Teve choque anafilático e já quase não respirava mais...
O alergista pediu que tivessemos este medicamento o EPIPEN porém estou desesperada a procura dele e não consigo, a unica importadora que por fim consegui um telefone, disse não trabalhar mais com o produto...

SERÁ QUE ALGUÉM PODE ME AJUDAR ME DIZENDO ONDE EU POSSO ADIQUIRIR ESTA MEDICAÇÃO?

Sou muito grata...
Att,
Elida

Unknown disse...

Nossa Laurinha, comecei a me coçar só de ler esse post!

Te cuida aí garota :0

bjs

Laurinha disse...

ELIDA, o EpiPen aqui eh comprado somente com prescricao medica. Eu nunca mandei medicamento pro Brasil e nao entendo o processo. Voce ja procurou atravez de farmacias no Canada? Ja me falaram que eh muito mais facil comprar medicamentos no Canada que pelos Estados Unidos.

Unknown disse...

Ola, Laura
Eu me mudei para o Canada ha 2 meses e estou tendo uma terrivel reacao alergica de pele. A medica mandou tomar aquele reactin que nao serve pra nada no meu caso... Nao faco ideia do que seja a minha alergia...

Unknown disse...

sofri a poucos dias um choque anafilatico e o medico me indicou uma caneta de adrenalina tb. nao consigo encontrar, vc sabe aonde?

vanessa disse...

nossa meu filho de 5 anos , esta com essa tal alergia, poxa fiquei deseperada, uma picada de inseto é complicado, não sei oq fazer, fico de olho nele 24 hs ,rs, mas é verdade, até de madrugada fico assutada ,mas sei q DEUS É FIEL, e meu filho é do senhor, creio q isso vai passar,ele já esta curado, mesmo assim nós pais ficamos atento a tudo!!!

Arquivo

   
eXTReMe Tracker