quarta-feira, março 11, 2009

Sobre o caso do menino Sean

Até agora todos nós estamos bastante familiarizados com a versão do pai biológico americano, David Goldman. (cheque a website de David Goldman aqui)
Como todos os brasileiros, eu também estava indignadíssima com o acontecido. Mas, se a carta abaixo é verídica, a situação não é bem assim como vem sendo contada. E como sempre existem dois lados de uma estória, achei que valeria a pena divulgar aqui a versão brasileira.

Disclaimer - Gente, nao sou a favor do que a Bruna e o marido brasileiro fizeram nao. Eu acho que por mais que o David tivesse agido errado, a Bruna nao tinha o direito de sequestrar o filho pro Brasil, do jeito que ela fez. Tambem nao acho certo negar ao menino suas raizes americanas. E nao acho certo apagar o nome do pai da certidao de nascimento e colocar o nome do pai adotivo brasileiro. Tambem nao acho certo usar de poderes de conhecimento para emperrar a lei. Se eh assim que a estoria tem acontecido.
So achei interessante este texto, porque ate agora nunca tinha lido nenhuma versao brasileira dessa estoria. Sempre estive tao indignada com isso, como todo mundo. So quero deixar isso bem claro aqui. Mas, como todo mundo, tambem so conheco os fatos apresentados na internet, e nas entrevistas a TV.

Cyn, cade a carta da advogada do David? Gostaria MUITO de ler esta carta, e sim, claro, a publicaria aqui tambem, sim, por que nao?

Ao Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente

Mesmo que já tenha me formado há mais de 10 anos na Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica, escrevo essas linhas não como advogado militante mas como pai de duas amadas crianças, e viúvo aos 35 anos de idade. Tal razão justifica a maneira menos formal que minhas razões são apresentadas emocionadas já que não poderia funcionar como advogado sem emoção nem parte só com a razão.

Convivi e fui oficialmente casado com Bruna Bianchi Carneiro Ribeiro Lins e Silva por 4 anos e meio.

Bruna estudou Comunicação na PUC-Rio. Após se formar foi fazer seus cursos de pós-graduação e mestrado em Moda, exatamente em Milão, Itália. No fim do seu curso final, após uma longa temporada de 4 anos, conheceu um norte-americano de nome David George Goldman, que estava hospedado do mesmo edifício onde Bruna morava, e que ali se encontrava como modelo. Logo apos alguns meses de contato, começaram a namorar, no estilo namoro por distância, já que o norte-americano morava nos Estados Unidos da América, e não tinha disponibilidade nem era mais convidado para desfilar com tanta intensidade por conta da sua idade.

O namoro durou alguns meses. Durante este período Bruna viajou aos Estados Unidos e com seu namorado americano viajaram para o Canadá.
Dois meses depois de seu retorno para Milão, Bruna descobriu que estava grávida do namorado norte-americano, o que teria acontecido durante a viagem ao Canadá. Bruna anunciou o fato ao namorado e à família. Por mais que o contato entre os namorados eram raros diante da distancia, e com a vontade de ser mãe se aflorando, resolveu Bruna abdicar da Europa e se mudou para New Jersey, nos Estados Unidos, com o objetivo de dar ao filho a chance de ter uma família.
Bruna, infelizmente, não poderia imaginar o sofrimento que estava por vir.

Passo aqui a relatar fatos muito pessoais que só um marido ou pessoas muito próximas poderiam de fato saber.

O namoro que funcionara à distancia, até então, se tornou uma tragédia. O namorado, que viria a se tornar marido por conta da gravidez não mais tocava em sua mulher. Durante todo o período de gravidez, inclusive na lua-de-mel, que acontecera tardiamente, e com Bruna grávida, não houve qualquer relação intima entre o casal.

Durante os últimos 3 anos de vida em comum, Bruna dormia em quarto separado de seu ex-marido. Vivia angustiada, em profunda depressão, chorando diariamente. As brigas eram comuns e assistidas pelo pequeno Sean, nascido em 2000 nos EUA mas registrado no Consulado Brasileiro e no 1o Registro Civil de Pessoas Naturais do Rio de Janeiro.
Importante destacar que tal registro no Consulado Brasileiro ocorreu três meses após o nascimento de Sean, tornando-o cidadão brasileiro como todos nós, com todos os direitos e deveres de um cidadão nato, que quando completar a maioridade poderá optar por ser brasileiro ou americano. Até então permanecerá com ambas as nacionalidades, sem que uma se sobreponha a outra ou que ele seja mais brasileiro do que americano, e vice-versa.

David, nesta altura, e por conta da idade, não mais conseguia emprego e raramente conseguia algum dinheiro. Ficava em casa praticamente o dia todo, se preocupando em construir e consertar a casa. Bruna trabalhava o dia todo dando aulas de italiano em escolas primárias e era quem abastecia a casa com a alimentação e os custos gerais. Não obstante, e sabendo da situação, a família de Bruna auxiliava enviando dinheiro para que a família pudesse ter uma vida digna.

Até o seguro de saúde era pago por Bruna, já que seu ex-marido não auferia qualquer renda. Viviam num mundo de aparências, onde para alguns a vida era ótima, mas dentro de casa tudo era um inferno.

A situação chegou ao máximo no momento em que Sean, com quase completos 4 anos de idade, chamou sua avó materna, muito triste, para narrar que sua mãe não gostava dele porque ficava o dia todo fora de casa, e que quem gostava dele era seu pai, porque era ele quem o cuidava. Pediu para guardar o segredo. Perguntado quem teria dito tamanha barbaridade para uma criança, Sean respondeu que tinha sido David.

Estarrecida, a avó materna contou à filha o triste episódio. Bruna, que já se encontrava no Brasil com Sean, por conta de férias, decidiu terminar o casamento, que de fato já não existia há mais de 4 anos. Era infeliz, depressiva, tinha um marido vagabundo, que não desejava como mulher desde a gravidez, e se via obrigada a trabalhar o dia todo para exclusivamente sustentar a casa.
Decidiu não mais retornar aos EUA e terminar seu infeliz casamento.
Ligou para seu ex-marido, disse que estava infeliz, que não queria mais retornar, ofereceu-lhe passagem para vir imediatamente ao Brasil para conversarem e resolverem suas vidas. Nada aconteceu. O americano recusou as passagens, a estadia, e disse que no Brasil não pisaria.

Bruna, não restando outra alternativa, procurou informações com um advogado especializado para saber sobre sua situação. Imediatamente, e ainda durante o prazo autorizado pelo americano para Bruna aqui ficar em conjunto com seu filho, requereu perante a Justiça Brasileira a guarda provisória de Sean, que foi prontamente concedida.

O americano, por sua vez, não mais se interessou em conversar com Bruna amigavelmente. Procurou um escritório de São Paulo e através dos mesmos ingressou, meses apos a vinda de Bruna, com uma ação alegando sequestro internacional!! Como se a mãe pudesse pedir resgate ou estar em lugar não sabido. O teórico resgate viria sim, mas de uma forma inversa, como será narrado em breve.

Neste processo perante a Vara de Família da Comarca do Rio de Janeiro, o americano devidamente contestou o pedido. Perdeu em 1a Instância e recorreu ao Tribunal Estadual. Novamente foi infeliz. Tentou um recurso ao STJ, onde não foi aceito e não mais recorreu, fazendo com que o processo transitasse em julgado.

No processo em curso perante a Vara Federal, onde é autor o americano, este mesmo perdeu em 1a Instância, em 2a Instância e novamente o fato se repetiu perante o Superior Tribunal de Justiça, onde se entendeu que antes de qualquer lei prevalece o maior interesse do menor, e neste caso, era que ficasse no Brasil e com sua mãe.

Neste momento é importante abrir um espaço.

Reencontrei Bruna por uma amiga comum dos tempos de faculdade, logo apos o seu retorno dos EUA. Nesta época eu me encontrava separado do meu primeiro casamento.
Tivemos histórias semelhantes, não fomos felizes nos nossos casamentos por alguns motivos muito parecidos, e talvez pela experiência de vida entendíamos muito bem um ao outro.
Em menos de 6 meses após nosso reencontro já estávamos morando juntos. E nunca imaginei o quanto poderia ser feliz como fui ao lado de Bruna. Por alguma razão que pode ser explicada, a vida nos colocou ao lado por três vezes, sem que nas duas primeiras pudéssemos ficar juntos de fato. A última tivemos a certeza que éramos feitos para ficar juntos para sempre. Bruna me dizia a todo tempo que eu era o “marido que ela escolheu”.

Namorávamos o tempo todo e nunca houve um momento de tristeza.
Sean tinha uma participação mais do que especial em nossas vidas. Desde nosso primeiro contato fizemos de forma que ele aceitasse a situação. Foi ele quem trouxe o primeiro presente de Dia dos Namorados para mim, espontaneamente.
Meu relacionamento com Bruna nunca ficaria acima ou seria comparado ao relacionamento entre mãe e filho, por isso administrávamos da melhor forma possível pensando no bem-estar de Sean.

Nosso envolvimento como família era tão grande e tão natural que Sean passou a me chamar de PAI. Foi desejo dele, particular, e com muito orgulho e carinho recebi esse presente. Nossa relação, independentemente da nomenclatura, funcionava como pai e filho: sempre participei de todas as reuniões de pais na escola, fazíamos juntos os deveres de casa, colocava para dormir, atos comuns entre pais e filhos. E fazia por amor.

Sean é o filho que não tive do meu primeiro casamento. Nossa relação sempre foi muito forte, de conversa, de carinho, de ensino, de orientação, apoio e proteção. Desde o primeiro dia que ficamos juntos e optamos em constituir uma família, se tornou minha exclusiva obrigação custear minha família. Me tornei responsável pelo pagamento dos custos de empregada, alimentação, moradia, estudo e lazer.
Viajávamos sempre. Sean pôde conhecer a Europa do meu lado, e se encantar por Paris e a EuroDisney.

Tivemos por longos 4 anos e meio a melhor família do mundo, onde tudo era carinho, afago, respeito. Nunca houve uma briga, um choro, um momento de tristeza.

Bruna, que também registrara seu casamento norte-americano no Brasil, requereu o divórcio perante a Justiça Brasileira, ato em de acordo com a legislação. O americano foi formalmente citado por um Oficial de Justiça em Brasília. Bruna se divorciou e permitiu que finalmente pudéssemos nos casar oficialmente. Nosso casamento ocorreu no dia 1 de setembro de 2007.

Na ocasião, assinaram a certidão de casamento a Bruna, eu, as testemunhas, como manda a lei, e, num ato puro de espontaneidade, Sean também pediu para assinar, fato que muito nos comoveu, e que está na certidão do cartório bem como comprovada pelas fotos da ocasião. Sean, ali, atestava e aprovava nossa união.

Quatro meses após o casamento, Bruna novamente engravidou. Eu gostaria muito que tivesse sido antes, mas ela questionava, dizendo que dessa vez gostaria de estar grávida após casar formalmente, para não acharem que ela só casava quando engravidava.
Bruna teve uma gravidez perfeita, sem qualquer problema aparente. Sean acompanhou o crescimento da barriga da mãe diariamente. Ficamos muito felizes com a notícia de ser uma menina.

Com todo o seu talento, Bruna se tornou empresaria da moda infanto-juvenil e abriu um negocio de muito sucesso, uma loja para meninas chamada BISI. O sonho de ter uma menina se concretizava e ela dizia que faria as roupas pensando na filha. Em 4 anos montamos quatro lojas nos melhores pontos do Rio de Janeiro.

Programada para nascer dia 21 de agosto de 2008, Chiara resolveu nascer no dia. O parto aparentemente ocorreu sem problemas. Infelizmente ocorreram complicações e falhas que não merecem destaque neste momento.

Minha amada Bruna, minha vida, e mãe dos meus filhos, faleceu na madrugada do dia 22 de agosto, horas apos dar à luz a nossa filha Chiara. Me deixou com os dois maiores presentes da vida: Sean e Chiara. Bruna faleceu com 34 anos.

Sean – CIDADÃO BRASILEIRO – encontra-se no Brasil desde junho de 2004. Encontra-se no Brasil mais tempo do que viveu fora, sem levar em conta o tempo quando é muito bebê e ainda não tem tanta referência.
Sean encontra-se sob meus cuidados desde meados de janeiro de 2005, numa relação de pai e filho. Fala, hoje, muito pouco de inglês, e reconhece sua família – seu apoio e núcleo familiar – em mim como seu pai afetivo e sua irmã, maior referência biológica da mãe.

Durante todos esses anos, o norte-americano não nos procurou um dia sequer. No primeiro ano de permanência no Brasil, ligou para Sean raras vezes, talvez duas, em datas como aniversário e Natal. Nos últimos dois aniversários, Sean não recebeu nenhum telefonema, sendo que em 2007 e 2008 não recebemos qualquer contato por telefone.

Se limitava nos primeiros dois anos a enviar emails para a conta de minha mulher, em inglês, para uma criança que ainda nem estava alfabetizada em português. Recebemos umas duas vezes alguns presentes, enviados pela avó paterna, com simples carta assinada pela avó, exclusivamente.

Durante todo o tempo o americano diz ter estado no Brasil 4 ou 5 vezes. Em nenhuma dessas ocasiões nos procurou, formalmente ou informalmente. Nunca requereu visita através da Justiça, apesar de ter contestado o pedido de guarda, de ter tomado a iniciativa judicial no Brasil. De fato soubemos da presença dele por conta de nossos advogados, que com ele estiveram no dia de julgamento.

Soubemos também que ele esteve presente nos tribunais procurando fazer lobby com alguns desembargadores. Repito: em nenhum momento ao menos ligou para nossa casa avisando que aqui se encontrava. Preferiu visitar os julgadores a Sean.

Logo apos o falecimento da minha amada mulher, tomei a iniciativa judicial requerendo a guarda provisória de Sean, com quem já cuidava e mantinha relacionamento de pai – filho há mais de 4 anos. Recebi a guarda provisória após concordância do Ministério Público Estadual a meu favor.

Infelizmente não pude imaginar o que estava por vir. Logo apos a missa de sétimo dia de Bruna, recebi a notícia de que o americano se encontrava no Brasil, e que teria feito contato através dos advogados.

Minha pergunta: TERIA ELE APARECIDO SE BRUNA NÃO TIVESSE MORRIDO???
Pelo histórico é lógico que não.

Mesmo sem ter feito um contato visual nos últimos 4 anos e meio, resolveu procurar o filho biológico. O pedido foi feito através do Juízo de família, que, por experiência e acompanhando o entendimento do Ministério Público negou a visita, temporariamente, tendo em vista o momento de dor da família e sua ausência depois de tantos anos. Entendeu que tal visita deveria ocorrer apos estudos sociais e psicológicos, tudo em prol do interesse de Sean.

Após essa decisão judicial, nossa vida se tornou um inferno.
Tal americano contratou, através de seus advogados, uma assessoria de imprensa, apesar do processo todo correr em segredo de Justiça. Começou a divulgar uma versão mentirosa à imprensa brasileira, como se a vida nos EUA tivesse sido um conto de fadas. Divulgou que teria vindo inúmeras vezes ao Brasil e que a “família teria impedido o acesso”. Chamou a Bruna de bígama, de adultera, de sequestradora de criança – mesmo apos sucessivos julgamentos – e sem que a própria Bruna pudesse ao menos se defender.

Divulgou uma carta na internet onde acusava a Justiça brasileira de corrupta, que teríamos pago todos os julgadores, e que nossos tribunais não mereciam crédito.
Tremendo absurdo!

Não é só isso. No retorno aos EUA procurou a imprensa de seu país. Divulgou a matéria toda, deu entrevista contando sua versão mentirosa dos fatos. Divulgou meu nome e de minha família, me chamando de sequestrador de criança.

Criou um site na internet onde divulga sua versão, existindo um link para onde as pessoas têm acesso ao meu email e do meu pai e que a partir dali podem me escrever me caluniando. Recebi centenas de emails, me mandando queimar no inferno, que sou bandido. Juntamente com o link, apresentou uma série de emails da Embaixada Brasileira, dos tribunais, do Poder Executivo, fazendo pressão através da opinião pública americana para que tomassem providências políticas contra mim e contra minha família, tendo como pretexto o retorno de Sean aos EUA, após 4 anos e meio sem nada fazer.

SE NÃO BASTASSE, O AMERICANO PEDE EM SEU SITE DOAÇÕES FINANCEIRAS ONDE SE ACEITA TODOS OS CARTÕES DE CRÉDITO!!!

Se não bastasse criou produtos com o rosto de Sean ainda aos 2 anos de idade que serve para estampar canecas, aventais de cozinha, camisetas de todos os modelos com dizeres que o Brasil não cumpre a lei, que Sean quer voltar ao pais dele etc, fatos completamente absurdos e apelativos que servem como ganha-pão para sustentar o americano que não tem emprego.

Importante mencionar que ele diz nunca ligar porque supostamente a família não aceitaria ligações a cobrar. Como pode então querer sustentar uma criança que pouco se lembra de seu passado americano, se nem dinheiro tem para ligar para seu filho biológico?

Alem disso, entrou no Orkut, comunidade da internet comum entre os jovens brasileiros, e na comunidade criada por crianças que apreciam a loja de minha mulher, começou a divulgar vídeos e fotos acusando a Bruna de sequestradora, enviando tais documentos para CRIANÇAS brasileiras, sem medir as consequências ou avaliar a gravidade de seu ato!

Repare que se estivesse realmente sofrendo ou interessado não teria começado a gritar 4 anos e meio depois. Teria feito na semana seguinte da vinda de Bruna ao Brasil!!!

O americano aparenta cheio de boas intenções. Porém não divulga à imprensa brasileira, nem à do seu país, nem muito menos no seu site, que ACUSOU MEUS SOGROS DE CONIVENTES COM UM SUPOSTO SEQUESTRO INTERNACIONAL, EM AÇÃO MOVIDA NOS ESTADOS UNIDOS, E QUE LÁ REALIZOU UM ACORDO PERANTE O JUÍZO ONDE RETIROU A RECLAMAÇÃO PELA LINDA CIFRA DE US$150.000,00 (CENTO E CINQUENTA MIL DÓLARES)!!! Tudo devidamente homologado perante um Juiz americano!

Repito: teria aparecido o sujeito se Bruna não tivesse morrido??? NUNCA!!!
Veio porque sentiu cheiro de dinheiro, tendo em vista a eventual herança que poderá Sean receber. É importante destacar que durante todos esses 4 anos e meio o americano não nos enviou UM CENTAVO SEQUER. Todo o custo de Sean foi bancado por mim e por Bruna. Não tomamos a iniciativa de cobrar alimentos, não há qualquer ação deste tipo. Como também não há qualquer ação visando e requerendo visitar Sean. Então porque depois de 4 anos e meio??? Só porque a Bruna morreu? Não ficou satisfeito com o acordo?

O americano também não diz que mora numa casa que foi comprada com dinheiro da Bruna. Vive em teto que não é só dele gratuitamente. Não conta que falsificou a assinatura de Bruna em vários cheques da conta corrente para ter acesso ao dinheiro por ela deixado quando retornou ao Brasil. Nada disso divulga.

Muito pelo contrário, faz cara de triste, de pai biológico prejudicado. Infelizmente sua atuação comoveu o governo americano, que começou a pressionar o Autoridade Central Brasileira. Motivada por razões que desconheço, a Secretaria de Direitos Humanos do MEU PAÍS forçou a União, através da Advocacia Geral da União, que é sustentada pelo nossos impostos, que tomasse uma iniciativa judicial.

Hoje sou RÉU DE UM PROCESSO MOVIDO CONTRA A UNIÃO ONDE SE PLEITEIA O RETORNO DE SEAN E VISITAÇÃO EM FAVOR DE UM NORTE-AMERICANO!!!!! Mesmo que o pedido tenha sido feito perante o Juízo de Família e mesmo que o pedido de retorno se repete, cujo mérito já foi julgado pelo STJ!!! A União pleiteia um direito em favor PARTICULAR de UM AMERICANO CONTRA UM BRASILEIRO que vem sendo massacrado pela imprensa, que não dorme com calma, que se vê obrigado a requerer à Justiça liminares para que o assunto não seja mais divulgado mesmo que esteja protegido pelo segredo de Justiça.

Meu país não pode agir contra um VERDADEIRO PAI BRASILEIRO, A PONTO DE INTERCEDER NUM ASSUNTO COMPLETAMENTE PARTICULAR. A QUE PONTOS CHEGAMOS???? ESTAMOS ENTÃO SUJEITOS AO INTERESSE ESTRANGEIRO ACIMA, INCLUSIVE DE DECISÕES DOS NOSSOS TRIBUNAIS?

TERIA EU O MESMO TRATAMENTO SE O FATO OCORRESSE NOS EUA?

Me sinto completamente desamparado. O americano, neste momento, deve estar criando artimanhas políticas para prejudicar minha família, pessoa esta que não deveria receber qualquer crédito por ter sido completamente ausente. Fazer o filho é bom, mas se responsabilizar pelo cuidado e educação requer mais do que dedicação, e meu amor por Sean não se diferencia do amor que sinto pela pequena Chiara.

A Bruna era muito querida. Quando faleceu tivemos uma página de jornal com o anúncio de sua missa. Em seu enterro, que não fora divulgado na imprensa, tivemos do nosso lado mais de mil amigos. Bruna sempre acreditou no Brasil e aqui fez sua verdadeira família. Nesta situação nossos tribunais entenderam que o bem para o Sean era permanecer aqui. Sean hoje tem uma irmã biológica, e a União, pressionada ou não, parece querer esquecer a decisão de nossa máxima Corte e, por conta do falecimento da Bruna, pleitear com base em sequestro, o retorno de Sean aos EUA, depois de estar ele mais tempo no Brasil. Esquecem que Sean é BRASILEIRO!!! QUE MESMO QUE NÃO TENHA NASCIDO NESTA TERRA QUERIDA, AMA SEU BRASIL COMO POUCOS.

Não por nossa culpa perdeu o vínculo com os EUA. Não por nosso descuido, não por nossa ausência. Não podemos agora nos tornar réus, acusados de sermos sequestradores, de irmos de encontro aos interesses de um norte-americano. Onde chegamos????? O quanto Sean é mais americano do que brasileiro?? Ou será que é melhor ser americano?? Até quando pressões políticas servirão de pretexto para a AGU tomar iniciativa em favor de interesses particulares de um gringo contra uma LEGÍTIMA FAMÍLIA BRASILEIRA???

Sean, desde o falecimento da mãe, recebe acompanhamento psicológico para auxiliá-lo no momento difícil. A psicóloga Maria Helena Bartolo sempre foi categórica em afirmar que Sean, por falta de iniciativa do pai biológico, perdeu a referência de seu passado americano, por não mais praticar a língua e por ter vindo muito novo para o Brasil. Sean chegou apos recém-completar 4 anos. Se levarmos em conta que a criança tem pouca ou nenhuma lembrança de seus primeiro anos de vida, é claro entender que Sean não consiga se lembrar de fatos e pessoas – mesmo que parentes – dos EUA.

Segundo a psicóloga, sua lembrança formal é da mãe ao meu lado, num lar feliz e agradável. Sean viveu ao meu lado praticamente 60% de sua vida, visto que completará em maio 9 anos de idade, mais tempo do que nos EUA. Quando questionado sobre sua vida nos EUA, se lembra de pequenos detalhes, incluindo discussões e brigas que ocorriam com frequência por causa de um casamento falido.

É importante reforçar que eu, como pai sócio afetivo, só tenho interesse no bem-estar do meu filho Sean, nada mais do que isso. É massacrante ver sua imagem inocente em canecas vendidas pela internet onde a receita não se sabe para onde vai. A figura de Sean é exposta inconsequentente ao mundo, sem que meçam o mal que isso pode trazer a uma criança em desenvolvimento. O segredo de Justiça é desrespeitado diariamente, tendo em vista as fotos e colocações jogadas na mídia sem qualquer critério, com o único fim de gerar polêmica e vender jornal.

Qual o objetivo de todos esses ataques contra sua família brasileira? Nunca houve intenção de impedir o contato e o convívio saudável. Tanto que na primeira oportunidade ocorrida recentemente, eu, como guardião, ofereci a visita já ocorrida. A psicóloga de Sean pode testemunhar o fato, e narrou que Sean se mostrou curioso, mas, após algumas horas, desconfortável. Repete em suas sessões que quer ter uma vida normal, sem aflições ou riscos de ser levado do Brasil sem que seja ouvido, que quer ficar com seu pai afetivo que tanto ama e ao lado de sua irmã, maior referência de sua falecida mãe. Obviamente que não se nega nem demonstra interesse em não manter contato com o pai biológico, mas que seja de forma equilibrada e saudável.

Porém, existe um real temor da família, por conta de pressões políticas norte-americanas, via Consulado, para que o interesse do menor seja colocado em segundo plano. Pouco importa se o pai biológico ficou ausente por 5 anos. Pouco importa se Sean tem uma irmã biológica. Pouco importa se ele aqui é amado e quer permanecer no local onde considera como casa, onde frequenta a escola. Pouco importa que é BRASILEIRO.
Estamos efetivamente correndo o risco de ver nossa lei máxima que respeita, antes de tudo, o maior interesse do menor, ser violada, rasgada, jogada por terra por interesses políticos norte-americanos. Querem usar este menino como exemplo. Exemplo de quê? Não basta ter se tornado órfão aos 8 anos, e agora, ficar na iminência de ser retirado de sua casa, de seu lar, do convívio com quem reconhece e quem o cuida há 5 anos, do convívio diário com sua irmã que tanto ama, se seus avós, tios e amigos?? Onde fica o maior interesse do menor??? Ou se trata do maior interesse dos EUA, do Embaixador Americano, de Hillary Clinton?

Nem ao menos sabemos se a versão contada fora do Brasil é verdadeira. Os fatos são inúmeros e aqui temos milhões de papéis que provam, infelizmente, o caráter do pai biológico que nunca teve emprego fixo e foi sustentado por minha mulher durante os anos de casamento. Se utilizando da falta do segredo de Justiça nos EUA se vende como um coitado, quando na verdade o único verdadeiramente penalizado nessa historia é Sean, que está no risco de perder tudo aquilo que realmente o faz se sentir seguro. Sean nem ao menos fala inglês com segurança ou fluência como tentam apresentar!!!

Com muito medo e no sentido de evitar que os direitos e interesses de um filho sejam efetivamente e grosseiramente violados, é que um pai sócio afetivo – que não fugiu de sua responsabilidade de sustentar um criança pela maior parte de sua vida única e exclusivamente por AMOR – clama à este Conselho para que analise e proteja os direitos de uma criança brasileira que já sofreu o bastante, e que hoje vive angustiada e sofrendo um jogo político internacional nefasto e inconsequente – cujos interesses políticos estrangeiros parecem estar acima da nossa lei, e se não bastasse, acima do interesse maior de uma criança brasileira, ÚNICA VITIMA, que viráa sofrer sérias consequências emocionais, caso não haja intervenção deste órgão.

Rio de Janeiro, 05 de março de 2009

João Paulo Lins e Silva – OAB/RJ 94728

18 comentários:

Anônimo disse...

Laurinha, eu discordo que tenham dois lados da historia. O caso principal aqui, e que a mae levou o menino pro Brasil e o privou da convivencia com o pai. Esse e o unico lado da historia. Acho que nunca vamos saber o que se passava no casamento deles. Na verdade, acho que nem se a Bruna estivesse viva nos saberiamos. Mas o negocio e que nao importa se ela casou porque estava gravida, se eles nao tinham mais relacoes sexuais, se ela nao estava feliz. Fugir com o menino nao foi uma decisao sensata. Acho que nenhuma dessas desculpas que o Joao Paulo esta dando justificam as acoes da Bruna, dele e da familia dela. Esse assunto mexe muito comigo, porque nesse ultimo ano e meio meu marido e eu tambem temos lidado com uma batalha judicial, onde tambem a unica vitima e uma crianca, minha enteada. Ela nao foi sequestrada fisicamente, mas sim mentalmente. E muito triste ver do que as pessoas sao capazes. A gente se sente de maos atadas. Eu nao conheco o David, nao vou vir aqui defende-lo com unhas e dentes. Mas eu vejo muita coisa na historia dele que aconteceu e acontece exatamente no caso do meu marido. Nos dois casos, os pais sao tratados como meros doadores de dna. Eu nao consigo entender como alguem pode ter tanta maldade. Esse caso do David e muito complicado, tem muito disse me disse. Eu tenho lido tudo, dos dois lados. Achei essa carta do Joao Paulo infantil e desesperada. Essa familia se negou a abrir a boca ate agora, pra mim, segredo de justica foi so uma desculpa. A familia dele e muito influente, a familia dela tem muita grana. Sei la. Eu espero que a justica "seja justa". Nos, infelizmente, nao tivemos essa "sorte", olha que ironia. Filho nenhum merece ser separado do pai, fisicamente e mentalmente, e ninguem substitui o pai de uma crianca. Padrasto e padrasto, nao e pai. Como madrasta, eu posso dizer que eu amo minha enteada como filha, mas eu nao sou a mae dela, e nunca, jamais, ia querer substituir a mae dela, por pior que ela seja.

Depois da uma olhadinha nos dois ultimos textos da Roberta Palermo:http://www.robertapalermo.blogspot.com/

Achei os textos dela muito sensatos, e traduzem exatamente o que eu penso/sinto. Depois me conta o que voce achou...

Beijao!

Anônimo disse...

Lauraaaaa,

Entao, fui casada com um americano, minha vida foi pessima com ele. Trabalhei, sustentei a casa sozinha por meses, tive meu social security utilizado por ele, que contraiu dividas que consegui pagar somente o ano passado, meu credito continua ruim, por conta disso.
Fui humilhada,roubada, e tantas outras coisas que nem pra voce, minha amiga, eu contaria.
Enfim, o pesadelo passou, mas levou muito tempo.
Quando penso nesse caso, me coloco no lugar dessa moca, que talvez tenha passado pela metade do que passei, mas com um agravante : um filho.
Talvez, a situacao estava tao insustentavel quanto a minha, mas ela com o filho, estaria presa a um pais, em que tinha dificuldades em se manter sozinha e longe da familia.
Eu se na epoca, tivesse um filho. SIM!!!! Fugiria com ele, fugiria pra ter PAZ, pra ter alguem que me amasse por perto, fugiria porque fui lesada e humilhada.
Toda historia tem SIM dois lados, toda crianca tem SIM pai e mae.
Tenho certeza, que Bruna fez isso, porque nao tinha muitas saidas. Porque quis o melhor pra ela e para o filho... e isso foi tudo que ela pode fazer na epoca.

Jôka P. disse...

O pai é um "modelo", um folgado que vivia as custas da moça.
Alguém perguntou ao menino com quem prefer ficar ? Se perguntarem tenho a impressão de que vai preferir a família brasileira.
É preciso ter muito cuidado pra que isso não caia novamente no mico federal que foi aquele caso da brasileira supostamente molestada por punks na Suíça.
Tenho certeza de que o americano vai voltar pra terra dele com o rabinho entre as pernas.

Cyn por ai... disse...

Laura.....NAOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!
Essa eh 'apenas' a versao do padastro brasileiro...um cafajeste!!!
Mais de metade das coisas que ele escreveu (o que eu ja tinha lido no comeco da semana) sao completamente falsas...e tem muitas e muitas coisas que nao sao do jeito que ele pintou. Eu estou tao obcecada com essa historia que nem te conto...
Laura, leia a resposta da advogada de David que explica tudo tin-tin por tin-tin todas essas acusacoes falsas desse filho da p....
E quer saber mais como esse cara tem duas faces??? Saiu hoje na Folha de Sao Paulo que ele ate 2007 defendeu um caso da mesma situacao: um canadense com uma brasileira que fez a mesma coisa. Sabe o que aconteceu? Eles (ele e o pai que agora esta seguindo com a acao) guanharam duas acoes a favor do canadense. Quer dizer....com eles tem que ser diferente, mas pro canadense tem que devolver a crianca?
Nossa...me sobe a veia de tao ridiculo. Pra ser justa Laurinha...eu colocava aqui a carta resposta da advogada que mostra todas as mentiras. Cartas 'santinhas' como essa do Paulo so mostram o quao desesperado ele esta...porque sabe que esta errado.
Nada, NADA justifica ela ter ido embora e se separado sem o consentimento do David. NADA. Mas ela recebeu o que devia...
Bjs,

Cyn por ai... disse...

E outra...me da calafrios ver agora o que Joka e a anonima escreveram....Ignorancia eh mesmo uma merda.
Tah passando dificuldade? tah sendo abusada...vai procurar a justica...ainda mais nos EUA que eh mais justa do que a daqui. Vai pra policia.
A Bruna era uma patricinha assumida...todo mundo sabe disso. Nao tinha sexo...meu deus hein!!!
Nossa...as maos da pobrezinha davam aula de italiano em escola...tenha a santa paciencia ne???? Judiacao!
Se teve um filho, que fizesse isso dentro da lei. Separasse, dividisse a guarda. Provasse que ele era um bunda mole e pedisse a guarda unica. Quem nao deve nao teme, nao eh assim?
Mas como quem teme eh porque deve...foi isso o que ela fez...fugiu.
Vao ler um pouquinho...ser ignorante em relacao ao assunto eh tao feio que da do.

Desculpa desabafar aqui no seu blog Laura.
Bjs,

Patrícia disse...

Eu estava acompanhando o caso atraves de blogs e notícias na internet, e hoje em dia sabe o que me corta o coração?
A exposição da criança. Nome divulgado, fotos, vídeos, gente, ele e só uma criança. Este caso está tomando proporções gigantescas.

Anônimo disse...

Sinceramente, acho o cara bem mercenario, ele esta se valendo de todos os meios da midia, ja que alugar barcos deve ser complicado no inverno de New Jersey.
Vende fotos, canecas etc do menino, na internet pra arrecadar fundos?
Negociou um valor absurdo pra inocentar os pais de Bruna da acusacao de sequestro nos EUA.
Se ele tivesse tanto carater assim, sera que teria aceitado dinheiro em troca de algo que julgava tao justo e precioso. E se ele realmente achava que os pais de Bruna eram inocentes, porque nao os inocentou sem ganhar grana com isso. Cade o carater e a indole desse pai tao preocupado com o futuro do filho?
Eu jamais aceitaria dinheiro que fosse se me julgasse correta, diante de uma situacao.
Mas, sabe como e ne... Bruna nao estava mais la pra sustenta-lo, mas os pais dela... poderiam quebrar o galho.

Raquel

Anônimo disse...

Folgado porque a mulher trabalha mais do que ele? Qual e o problema da mulher trabalhar e o marido cuidar dos filhos? Mulheres podem ser "stay-at-home moms", mas pais nao podem ser "stay-at-home dads"? Conheco muitas familias que optaram pelo pai ficar em casa enquanto a mae trabalha. Nao vejo nada de errado nisso. Quando e o contrario, a mulher nao trabalha e fica em casa cuidando da casa e dos filhos, ninguem ve problema. Ninguem chama a mulher de folgada.

Anônimo disse...

Laurinha eu nao vou me meter nessa briga, mas E dificil para uma moca rica casar com um imigrante fracasso e virar dona de casa. eu acho que o menino estå melhor no Brasil

Laurinha disse...

TODOS os comentarios sao bem vindos. Mas por favor, gente, vamos discutir sem ofender ninguem, ta? Todo mundo tem direito a uma opiniao.

Beijos, e keep the comments coming.

kel disse...

Quando me manifestei fui chamada de ignorante, por ter manifestado minha opiniao, baseada em minha experiencia pessoal. Em momento algum, disse que oque Bruna fez era correto ou legal, mas me solidarizei com sua atitude por talvez diante do desespero de morar em outro pais, e me encontrar em semelhante situacao, teria tomado a mesma atitude que ela tomou.
Sei que existem pessoas equilibradas,comedidas e que talvez buscasse solucao mais coerente para a situacao.
Oque me incomodou e incomoda e a posicao de julgamento de alguns, julgando nao so Bruna, mas a mim tambem, me chamando de ignorante, e falando com a alegria da morte precoce de uma mulher, que tinha dois filhos para criar.
Muito me choca, outra mulher, realmente achar que esse era o fim que Bruna merecia.
Me sinto triste com palavras tao asperas, visao tao limitada e tamanha maldade.
Talvez eu seja ignorante mesmo, mas antes de mais nada, tento entender as pessoas, acho que todos merecem uma chance de se explicar e ate a chance de cometer erros.
Se todos nos fossemos condenados a morte pelos nossos erros e fracassos. Quem estaria vivo, nao e Cyntia?
Espero e realmente espero que voce tenha se exaltado nas suas observacoes.
Porque elas entristecem profundamente as mulheres, nao pela defesa ao pai de Sean, mas pela maldade em relacao a mae dele e uma bebe de poucos meses.
Que DEUS te abencoe, moca. Que voce nunca precise errar na sua vida. Que nunca passe por uma situacao de desespero. E que nunca mereca a morte pelos erros que cometer!

RAQUEL SARATT

Anônimo disse...

Laurinha, não estou por dentro do assunto pra poder emitir uma opinião formada.
Big Beijos

Anônimo disse...

Concordo com a Cyn no ponto de que a Bruna, por mais sofrimento ela estivesse passando aqui com um casamento fracassado e sustentando um marido, deveria procurar uma saida justa em vez de fugir com a crianca para o Brasil sem autorizacao do pai. Poderia buscar o divorcio aqui nos EUA e correr atras da guarda da crianca, alegando que nao haveria amor no seu casamento e que ela ja trabalhava sozinha para custear todas as contas da casa. Por que fugir se nao ha nada a temer? Tudo o que se fazemos de errado aqui nesse mundo existe um preco a pagar e quem vai pagar esse preco, sera o coitado do menino SEAN, infelizmente!

PAULA

Cyn por ai... disse...

Raquel, eu nao acho que a morte eh o que ela merecia...mas pra te falar a verdade, se aconteceu, eu nao tenho do, dela...de jeito nenhum! Tenho do dos filhos que deixou sim, pois irao crescer sem mae...apesar que, tendo como mae uma pessoa dessa indole, vai saber que tipo de educacao ela daria.

Vc deve bem conhecer o ditado que errar eh humano, mas continuar no erro eh burrice.
Se ela tivesse errado e tivesse arrependido-se depois, tudo bem...mas em nenhum momento, em mais de 4 anos quis resolver a situacao com David de uma forma que ambos se beneficiassem... visitacao, so se ele assinasse a desse a guarda a ela exclusivamente.

Do de uma pessoa dessa? UM erro? Nao...ela tinha consciencia do que estava fazendo e nao tinha pena do pai que de um dia pro outro ficou sem o filho. Para uma pessoa assim, eu nao tenho um pingo de compaixao.

Anônimo disse...

Laurinha, te mandei um email com a carta semana passada, mas acho que voce nao recebeu ne? O advogado brasileiro do David tambem mandou uma carta, eu achei muito boa e com muita informacao nova, da uma olhada:
http://br.geocities.com/mundorad/resposta/cartaadvdavid.htm

E a carta da advogada americana dele eu tinha copiado e colado no email que te mandei, porque nao tenho o link. Mandei pro seu gmail... Depois me de um endereco que eu te mando de novo.

Beijinhos.

Anônimo disse...

Minhas colegas aqui no trabalho vem sempre comentar comigo essa historia - elas sabem que tenho acesso 'a cobertura brasileira sobre o caso. Nossa conclusao: o Goldman nao e' la' flor que se cheire, mas de qualquer forma ele tem mais direitos de custodia sobre o menino. Alem disso, a Bruna errou ao fugir com o menino, privando-o da presenca do pai. Ela devia ter se separado nos EUA, e entao obtido legalmente a custodia (que e' comum aqui ir para a mae).

Laurinha disse...

LEILA, lendo mais sobre o caso, estou achando que eh como voce esta dizendo mesmo. Nas o menino deve voltar para o pai. Coitada dessa crianca, vai precisar de muita terapia.

Laurinha disse...

Mas, nao Nas

Arquivo

   
eXTReMe Tracker