quinta-feira, abril 14, 2005

Televisão Peso-Pesado

Nos últimos meses eu tenho notado que existe um novo tipo de programação na TV americana que muito aos pouquinhos vai conquistando os telespectadores e desviando suas atenções dos Reality Shows.
Alguns, completamente ficticios e outros baseados em casos verídicos, todos lidam com assuntos polêmicos e vêm carregados de suspense e pitadinhas de terror, para atiçar a curiosidade e levantar os cabelinhos do braço.
Impressão minha? Então saca só:

Revelations



O mais novo desta turma, estreou ontem na Rede Americana NBC.
A Série gira em torno do Livro das Revelações, escrito pelo Apóstolo João, que fala do Apocalipse. De acordo com a estória, o que está escrito no livro já começou a se manifestar atravéz de sinais acontecendo em diversas partes do mundo, simbolizando o final dos tempos.
Os 3 personagens principais são; uma freira empenhada em avisar as pessoas sobre estes sinais, um cientista de Harvard que não acredita em nada que a ciência não possa explicar, e um homem que senta numa cela de prisão em Massachusetts por ter assassinado a filha deste mesmo cientista. Este homem representa todas as forças malígnas contidas na imagem de Satanáz.

Os Sinais:
- O aparecimento de uma sombra nao explicavel numa montanha do Mexico. A sombra mostra Jesus na Cruz.
- Um embarcação de passageiros afunda no mar da Grécia, e apenas um sobrevivente é encontrado: um bebê flutuando num pedaço do que sobrou do barco.
- Na Florida uma garota é atinginda por um relâmpago, e deitada numa cama de hospital em estado vegetativo, começa de repente a citar trechos em latin do livro das revelações.

A Série mal saiu da "fôrma" e já virou polêmica e assunto quente da hora. Antes mesmo de começar eu já tinha ouvido falar dela em pelo menos 3 talk-radios diferentes. O que sem dúvida atissou a minha curiosidade.
Engraçado que eu sou uma Fã de carteirinha do American Idol, que passa 2 vezes por semana (terça, quando os candidatos cantam, e quarta quando dão os resultados da semana e uma pessoa é eliminada).
Geralmente na quarta American Idol dura somente meia hora, começando às 9:30. Mas ontem por aparentemente nenhum motivo especial, eles resolveram que o show duraria 1 hora ... Eu posso apostar que esta decisão foi baseada num medo de perder telespectadores nas noites de quarta-feira para o Seriado Revelations, que estreiou as 9PM. Um programa tem uma chance maior de conquistar o telespectador se o mesmo começar a assistí-lo logo do primeiro episódio. O que não seria bom para American Idol. Sacou?

Medium



Revelations não é o único show no canal da NBC gerando controvérsia. Em Janeiro deste ano, NBC já havia lançando um outro seriado voltado para um outro assunto igualmente intrigante e incerto - Medium - que trata da existência de vida após a morte.
Baseado na estória verídica de Allison DuBois (neste caso protagonizada pela atriz Patricia Arquette, cujo trabalho por sinal esta incrivel).
Jovem casada e mãe de familia, estudante de Direito, ela lida com sua capacidade de conversar com os mortos, prever o futuro, e ler os pensamentos das pessoas. No começo acha que está ficando louca ou coisa assim, mas depois de usar suas abilidades para solucionar um crime, Alisson entende que esta é a sua missão nesta vida, e começa a por em prática os seus dotes para ajudar a polícia a solucionar casos misteriosos e inexplicáveis.

Tru Calling



O primeiro episódio deste seriado foi transmitido pela emissora Fox em Outubro de 2003. Durou somente uma temporada, e depois sumiu do mapa. Este ano Tru Calling está de volta! Não creio que seja apenas uma coincidência. Acredito que a Fox tenha observado a nova tendência e resolveu que este seria o momento propício para re-introduzir o seriado.

A estória gira em torno de Tru (protagonizada por Eliza Dushku acima).
Recém-formada em Medicina, Tru perde uma oportunidade de trabalho em um Hospital e termina aceitando um emprego de Medicina Legal no Mortuário da cidade. Naquela primeira noite, enquanto trabalhando em um dos corpos (uma moça que morreu assassinada), ela toma um susto quando a morta abre os olhos e lhe pede "Me Ajude!".
Pensando estar ouvindo coisas, resolve ir pra casa dormir.
Ao acordar no dia seguinte, Tru descobre que o dia seguinte não é o dia seguinte, e sim o dia anterior. Ela está revivendo o mesminho dia que viveu ontem. E é aí que a estória fica interessante, porque a morta que lhe pediu ajuda na noite anterior ainda não foi assassinada.. e assim começa sua corrida contra o tempo para salvar a vida da moça!
Daí por diante, os mortos não a deixam mais em paz. Todos aqueles que estão mortos, mas não deviam, vêm pedir a sua ajuda.

Lost



Eu estou jogando Lost nesta mistura por minha conta e risco. Alguns que estão por dentro do seriado vão dizer "o que Lost tem a ver com os shows acima?".. Bem, eu acho que Lost tem muito em comum com os outros shows. Apenas a maioria das pessoas ainda não se deram conta.
Lost começa inocentemente, como quem não quer nada, contando a estória de sobreviventes de um acidente de avião que caiu nas proximidades de uma Ilha desconhecida do Oceano Pacífico. Isolados do mundo estas pessoas têm que lutar para sobreviver, tomando conta umas das outras, aprendendo a trabalhar em grupo, se comunicando entre si e aceitando suas diferenças. Ate aí tudo bem, nada de estranho, não é verdade?
Acontece que a Ilha esta recheada de acontecimentos estranhos e inexplicáveis, que enche a mente do telespectador de perguntas e dúvidas todas as semanas.
Aqui vai um chute! Eu acho que Lost lida com o sobrenatural porque os personagens que pensam que são sobreviventes desse desastre, na verdade não são sobreviventes nenhum. Eu acho que todos eles morreram, mas que por um motivo ou outro, suas almas encontram-se presas à esta situaçâo até que cada um encontre a solução para o seu drama pessoal (novamente, opinião minha, bastante particular).

8 comentários:

Anônimo disse...

De todos o que achei mais interessante foi o Tru Calling, apesar de ser super medrosa... e se seu chute estiver certo Lost tbem deve ser interessante, meio parecido c " os Outros" que eu adorei! Beijos

Anônimo disse...

Isto de existirem blogues a votos alarga o leque dos que podemos conhecer. Nesta demanda vim aqui parar e adorei este sitio. Prova que o eter não tem distancias e quando existe qualidade é sempre uma visita agradavel.

Parabéns

Toninho disse...

Olá!
Bom, primeiro, peguei a maravilhosa atuação do Caverman no site, http://www.drinkmilk.ca. Muito bom! Alatamente recomendado. Engraçado e ainda incentiva a beber leite! haha Bom demais!

Segundo, o filme do Sin City nem chegou no Brasil. Eu baixei ele pela net. :)

Bom final de semana.
Abraços. \0/

Toninho disse...

Depois eu leio teu post. Mó preguiça agora. =/

Anônimo disse...

Laurinha,
Obrigada pela sua visita ao meu blog. Espero q tenha gostado e volte mais vezes.
Big Beijos

christophersmom disse...

O único destes que eu já vi foi o Lost, mas só porque meu marido gosta (não sei bem por quê). Sua teoria é interessante, mas eu posso esperar qualquer coisa desse seriado, cada episódio acontece mais um fenômeno sem explicação! Eu não tenho muita paciência, preferia que explicassem logo, e não deixassem para o final da temporada!

Anônimo disse...

Muito legal esse seu post Laurinha.
Não pude ler na quinta-feira mesmo , mas nunca é tarde, não é?. Está muito bem escrito, fiquei instigado para assistir a todos, mas só deus sabe quando vai passar por aqui. descobrí hoje que OC está passando no SBT aos domingos, a primeira temporada. Não gosto de ver dublado, ninguém merece!

Anônimo disse...

Oi Laurinha...
Só mesmo uma boa leitura nesse domingão pra aliviar o stress e esparecer as ideias. E seu Blog é com certeza uam boa pedida se a ideia for relaxar...
Eu to morrendo de saudades de acompanhar de perto suas historias, mas acompanho de longe... sabendo noticias...
O Post de hj esta otimo! Queria eu ter esses show aqui!
Beijo enorme pra tu!
Ah! O que eu mais gostei foi o Medium.

Arquivo

   
eXTReMe Tracker