domingo, abril 03, 2005

Experiencia Consulado!

Quinta-feira tirei o dia de folga do trabalho, primeiro porque era o meu aniversário, mas também porque precisava dar uma passadinha no Consulado Brasileiro. Passadinha, haha! Mal sabia eu que esta passadinha estava para se tornar passadona!

Estou planejando uma viagem ao Brasil com a minha família ainda este ano. Então estou cuidando de ter toda a nossa documentação em dia para poder viajar sem problemas. São pequenas coisas que já era pra ter cuidado a muito tempo, mas como meu nome é "Procrastinação"...

Tirei o passaporte americano do meu filho, o meu marido renovou o dele que estava com validade vencida, e eu fui ao Consulado resolver o meu, que também tinha a validade vencida. Pensei que era só isso, mas chegando lá eis que o Consulado me fala que para o meu filho poder ir ao Brasil ele tem que ter o passaporte brasileiro também.
Veja bem, eu estava pretendendo tirar documentação de dupla cidadania dele, mas como estou querendo poder viajar logo, achava que por agora deixaria as coisas como estão. O meu filho e o meu marido pegariam um Visto para o Brasil e pronto. Pensei errado! Acontece que para levá -lo ao Brasil, ele tem que ter o passaporte brasileiro de todo jeito. Achei isto muito interessante, porque pensava que isto seria uma opção, e nao uma coisa obrigatória.
Tudo bem, sem problemas, só que agora eu estava no Consulado para tirar dois passaportes, ao invéz de somente um. Dai, a funcionária me fala que antes de tirar o passaporte dele, eu preciso também registrar o nascimento dele primeiro. Quantas coisas que eu não sabia!
- "Ok, vamos fazer isso então".
- "Não é bem assim", diz ela. O Consulado Brasileiro de Boston só processa um documento por família, por dia. Então para cuidar destas 3 coisas, eu agora tenho que ir la 3 vezes, em 3 dias diferentes. Tá vendo como uma passadinha se transforma em passadona?

Na quinta, depois de esperar um tempão numa fila quilométrica, consegui dar entrada no meu passaporte novo sem problemas.
Daí, eu e meu marido voltamos no dia seguinte para registrar Paulzinho. Outra fila quilométrica, com uma espera ainda maior.
Foi aí que comecei a observar como o Consulado mudou. A última vez que tinha precisado dos serviços consulares tinha sido em 97, e as coisas eram muito mais fáceis naquela época. O lugar também era menor, e o atendimento mais rápido. Agora, a demanda é muito maior, o que termina aumentando a burocracia também. Gente, a quantidade de brasileiros que tem morando aqui é impressionante. Visitando o Consulado é que você entende melhor.
Passaporte, eles só dão 80 por dia, um por família. Daí tem que voltar amanhã. Registro de Nascimento, se não me engano, são 15 por dia, depois, volta amanhã, por favor!
Para tirar o passaporte, me deram uma fichinha com um número. Para fazer o registro colocaram o meu nome numa lista. Engraçado que o meu nome era o quarto da lista, mas mesmo assim, esperei mais de duas horas para ser atendida. Nos mandaram esperar numa salinha, que era tão pequenininha, que de jeito algum caberia todas aquelas pessoas que estavam ali com aquela finalidade.
De meia em meia hora, a moça vinha e fazia a chamada. Eu acho que ela me disse "voce é a próxima" umas 4 vezes. Eu me preparei, para me preparar, para esperar novamente, sabe como é? LOL!
Mas, depois de duas horas e meia, finalmente sai de lá com o Registro do meu filho, e no final das contas, fiquei muito satisfeita, porque agora ele já é oficialmente brasileiro também.

2 comentários:

Andréa disse...

E a gente reclama que fila no Brasil é longa.
Fila é tudo igual- é o purgatorio que todo mundo acha que só rola depois que a gente morre. Tsc, tsc...

cris disse...

Oi Laura,primeira vez que entro auqi no seu blog. Achei super 10! Nossa..como as coisas são dificeis ai hein???
Aqui o que deu problema fo itirar a foto 5x7.Ah, eu moro na Noruega.
Estou indo ao Brasil este ano tbém e terei que fazer 2 passaportes para meus filhos ( tenho 1 de 3 anos e um que nascera agora em abril.)Além disso..é importante vc saber, se nao sabe ainda, que se vc viajar sozinha pro Brasil com seu filho, ele vai precisar de um documento assinado pelo pai. Se vc nao tiver este documento na hora de voltar pros EUA ele não sai do Brasil. Leis brasileiras.
Bem..voltarei para ler outros post...comecei ler aquele sobre as leis de cada estado....meu marido tinha comentado alguns leis e eu achei que ele nao tava falando serio....pq tem cada coisa absurda nao? só para rir mesmo.
abracos escandinavos...
Cristiani

Arquivo

   
eXTReMe Tracker