sábado, abril 09, 2005

Sin City

Chick Flick - Apelido americano dado a filmes considerados Femininos. Filmes que mulher adora assistir, e homem so assiste arrastado pela namorada ou esposa, apulso. Definicao no qual nao se enquadra meu tipo favorito de filmes.
Digo isto porque apesar de ter achado otimos filmes como "Bridget Jones's Diary" e "Pretty Woman", bem ao estilo Chick Flick, no ano passado por exemplo, gostei muito mais de Shrek 2 e The Incredibles do que "The Notebook" (cujo final alias detestei).
Apesar disso, nao viro o nariz nao. Filme, eu assisto qualquer um que me recomendarem, pois sou uma afissurada por cinema. Por isso me associei ao Netflix, para saciar o meu vicio a qualquer hora que eu desejar.
Na minha pequena colecao de DVDs, encontram-se Pulp Fiction, Fargo, Ben Hur, Taxi Driver, Dirty Harry, Barefoot in the Park (Descalcos no Park), Hair, Central do Brasil, Breakfast at Tiffany's (Bonequinha de Luxo), Gone with the Wind (E o vento levou), kiki's Delivery Service e Spirited Away (minha mais nova descoberta, os animes)...
Como ve, eu tenho um pouco de tudo. Ha filmes que foram mais ou menos, filmes que foram apenas OK, filmes que eu gostei bastante, e filmes que foram simplesmente incriveis e inesqueciveis..
E esta introducao me traz ao assunto de hoje. Na categoria incrivel e inesquecivel, o cinema acaba de ganhar mais um para sua colecao. Pelo menos na minha opiniao, claro. Um filme chamado SIN CITY que ontem a tarde, eu e o meu marido tivemos o deleite de assistir.



Sin City eh uma mistura de comic book com filme noir com sonhos malucos (daqueles sem pe nem cabeca que temos de vez em quando). Sin City, escrito por Frank Miller , direcao de Robert Rodriguez (leia-se Spy Kids) e participacao especial de Quentin Tarantino, eleva a arte de fazer filme para um novo nivel; o futuro comeca aqui!

Eu sou uma fa incondicional de Quentin Tarantino, e neste filme ele aparece como "convidado special", mas a verdade eh que Sin City tem a assinatura de Tarantino atravessada assim do comecinho ao finalzinho do filme.
Primeiro de tudo, o filme eh lindo de se olhar. A cinematografia eh de um outro planeta. O preto e branco, com cores fortes salpicadas aqui e ali, mas nos lugares precisos, nos agarra nos primeiros minutos. Impossivel nao notar seu estilo "cartoonish", tipo Pulp Fiction e Kill Bill. So que neste caso, em certas partes eh quase possivel ver os riscos do carvao desenhando na tela. Eh como assistir uma estoria em quadrinho em movimento. Meu marido foi quem me apontou que so estava faltando os baloes com os textos aparecer nos dialogos pra ficar perfeito.
Os personagens sao exquisitos, grotescos, e voce nao consegue tirar os olhos deles.
Mickey Rourke, cuja ultima lembranca em filme que tenho eh de 9 e 1/2 semanas, nao sei o que andou fazendo todos esses anos depois disto, mas tenho a impressao que Sin City veio ressucitar sua carreira, sendo para ele o que Pulp Fiction foi para John Travolta. Mickey Rourke esta simplesmente fantastico, e seu personagem eh sem sombra de duvidas o meu favorito no filme inteiro.
Alias, fantastico tambem estao Bruce Willis (cujo personagem eh o unico policial do bem na estoria), Clive Owen, Jessica Alba, Benicio Del Toro (que finalmente encontrou um filme apropriado para o seu look, cujas olheiras e cabelos desdenhados nunca engoli como charmosos.. risos!), e Elijah Woods. O personagem de Elijah Woods nao fala, e nem precisa. Mr Frodo, neste caso esta muito mais para Harry Porter viajando no acido, do que para Mr Frodo. E basta olhar para ele para levantar os cabelinhos do braco!

Assim como Kill Bill e Pulp Fiction, o filme eh bastante violento, e nao recomendado para todos. Criancas, nem pensar! O sangue jorra a vontade, apesar de neste caso ter 3 cores diferentes - vermelho, branco fluorescente ou amarelo vibrante! Eh dificil dizer em qual epoca se passa. Os carros sao dos anos 50 e 60, mas as mulheres usam fio-dental com meias no estilo fishnet e salto estileto.

Depois de assistir Sin City eu fiquei um tempao pensando se este eh o meu mais novo melhor filme de todos os tempos, no lugar de Pulp Fiction, que tem reinado soberano esses anos todos. Mas terminei concluindo que apesar de estar no mesmo patamar, Pulp Fiction ainda eh o numero 1. Mas somente por ter sido isso; o primeiro deste genero que eu assisti, e pelo impacto que teve em mim por causa disso. Mas se nao fosse por este detalhe, Sin City seria agora o numero 1 dos meus 10 primeiros!

4 comentários:

Toninho disse...

Aaaaaahhhh
Demais.. demais!!! Que inveja! hah

Poxa eu queria ver esse filme no cine, mais como moro no Brasil. Vai demorar pra chegar...
então com meus metodos..consegui o filme.. puxei pela net mesmo! haha
A maioria dos filmes lançamentos eu pego pela net! \0/

Até mais... bela resenha!
Abraços, bom final de semana.

Anônimo disse...

Tbem ADORO Pulp Fiction, nem sei quantas vezes já assisti! Sin City ainda nw vi, acho que aqui nem tá passando ainda...
Senti no Chihiro tbem gosto muito, é do Studio Gibli, que faz vários desenhos do genero, tem outro que é bem bonitinho chamado Tonari no Totoro (My neighbor Totoro), eu acho engracado como eles sempre falam de assombração nesses desenhos,as crianças aqui parecem não ter medo! Beijo

Andréa disse...

Também fiquei curiosa pra assistir Sin City...
"Barefoot in the Park" é um dos filmes que eu mais gostei de assistir na vida. Romantico, divertido, e uma Nova York maravilhosa [como sempre] como pano de fundo.
Vc tem muito bom gosto, Laura, curti a sua lista!

christophersmom disse...

Oi Laura, já eu devoro chick flicks, e procuro evitar os filmes com muita pancadaria, mesmo que tenham algum valor artístico. Claro que vi e gostei de Pulp Fiction, já a série Kill Bill não me deu muita vontade de ver.

Mesmo dentro dos chick flicks, há porcarias e coisas deliciosas. Um que eu vi na TV a cabo recentemente achando que ia ser uma idiotice e no final me diverti pra caramba, foi o 13 Going on 30. Tem referências divertidas aos anos 80 da minha adolescência, e um galã alternativo que é o Mark Ruffalo.

Arquivo

   
eXTReMe Tracker