quarta-feira, outubro 26, 2005

As bruxas estão soltas


Todos os anos, na última noite de Outubro, milhões de crianças se fantasiam e saem pelas ruas a pedido de guloseimas, para celebrar o Halloween. As pessoas decoram suas casas, algumas de forma simples, outras de forma bem elaboradas. A cidade se enche de atrações especiais, aonde os principais ingredientes são bruxas, fadas, gnomos, castelos mal-assombrados, fantasmas, e muitas estórias de fazer levantar os cabelinhos dos braços..

Esta estória de Halloween é grande e complexa, mas o resumo da ópera conta que começou com o povo celta a 2000 anos atrás, que celebrava o Ano Novo no começo de Novembro. Eles consideravam 1 de Novembro o final do verão e da temporada da colheta, e o começo do inverno longo e frio. Povo supersticioso, os celtas achavam que nesta época do ano a barreira entre os mortos e os vivos era mais estreita, e os mortos vinham circular entre os vivos, causando terror e destruindo plantações. Esta também era a época de fazer previsões para o ano seguinte, e para celebrar, as pessoas se fantasiavam com peles de animais em volta de uma grande fogueira.

Hoje em dia, as superstições ainda existem, e como existem, mas no geral, é mais um dia para relaxar e se divertir. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, Halloween não é só para as crianças. É uma festa para todas as idades. As pessoas celebram das formas mais variadas, e super criativas. Os mais alegres vão procurar uma festa à fantasia, e dançar ao rítmo de "Thriller" de Michael Jackson, por exemplo. Outros vão procurar lugares mal-assombrados para levar sustos. Tem uns que, acreditem ou não, passam a noite nos cemitérios, ouvindo estórias fantasmagóricas.. tem atração para todos os gostos.

Massachusetts não fica atrás. Afinal é aqui que fica a famosa Salem, a Cidade das Bruxas, ou mais realisticamente, da época da inquisição. Salem alias é um lugar bom para visitar a qualquer época do ano. Os julgamentos das Bruxas de Salem ficaram famosos no mundo todo, e a cidade preserva sua história e lugares importantes até hoje. Para mais detalhes, visite o site oficial ou o Museu das Bruxas de Salem.
Para o Halloween, Salem também conta com o Festival dos Mortos, que como o site já indica, é uma festa para explorar os mistérios da morte através de eventos mal-assombrados que investigam os modos favoráveis ou proibidos com que as culturas reverenciam e celebram o significado da morte. Iiiiiixe! Profundo, hein?! Não indicado para os fracos do coração!
Para o calendário completo de atrações de Salem, visite sua página oficial de Halloween, Haunted Happenings

A cidade de Glaucester oferece o Castelo Hammond, que é um Castelo de estilo medieval, construído entre os anos de 1926 e 1929, e nesta época do ano se transforma em Castelo Mal Assombrado

Para as crianças, uma que eu particularmente recomendo é o Festival dos Jack'o Lanterns, que acontece todos os anos, no Zoológico Roger Williams Park, no Estado de Rhode Island que fica bem aqui pertinho (1 hora de viagem), o Jack o' Lantern Spectacular. Nós fomos conferir esta festa no ano passado, e eu digo e garanto que é de deixar a gente de queixo caido. 30 profissionais da arte de modelar abóboras em formato de Jack O' Lanterns (as famosas caretas) preparam milhares de abóboras de todos os tamanhos, nos mais variados, criativos, e inacreditáveis formatos, usando o efeito de luzes, música, e efeitos especiais. Nunca vi nada igual!


Este ano o World Trade Center de Boston está promovendo o Halloween Town, para as crianças de idades entre 3 e 12 anos, com 6 zonas interativas que incluem o Castelo do Drácula e o Laboratório de Frankenstein.

Pois é, atividades não faltam. O calendário esta repleto. Mesmo não dando pra pegar nenhuma dessas atrações, até ficando em casa da pra aproveitar a ocasião. Decora a casa com velas (na falta das abóboras), pega um filme de terror ou suspense na locadora, convida uns amigos, e Happy Halloween!

Nenhum comentário:

Arquivo

   
eXTReMe Tracker