sábado, outubro 08, 2005

bibbidi-bobbidi-boo

Hoje fui as compras e voltei pra casa com um presentinho para mim mesma. Comprei o novo DVD (aliás, pela primeira vez em DVD) do filme Cinderella. Poderia dizer que comprei para a coleção do meu filho, e é pra ele também. Mas é mais pra mim, do que pra ele.



Cinderella sempre foi um dos meus desenho animados favoritos. Quando era pequena, meus pais tinham uma projetora 8mm., a famosa Super 8. Meu pai promovia sessões de cinema lá em casa, vinha a vizinhança, era a maior festa. Também presente em todas as festinhas infantis da família. Um dos filmes da nossa pequena, muito modesta coleção, era Cinderella. Os rolinhos de filme de 5 minutos, que meu pai tinha que ficar trocando para dar continuidade ao filme. Na época era top of the line!
Todas as vezes que tinha uma festa, meus pais levavam a projetora, e além dos poucos filmes da nossa coleção, meu pai também alugava alguns outros diferentes. Na época não tinha nada desse negócio de locadora de filme. O amigo do meu pai tinha um negócio aonde ele vendia, trocava, ou alugava filminhos super-8. E era dele que meu pai negociava os alugueis.
E Cinderella nunca faltava. Nunca me cansei de assistir. Aliás que menina de 8 anos nunca sonhou com as estórias de príncipe encantado? Adorava quando a Fada-Madrinha aparecia para transformar tudo em conto de fadas. A abóbora que virava carruagem, os ratinhos que viravam cavalos imponentes.. e o vestido maravilhoso de Cinderella.. Adorava a musiquinha: Salagadoola mechicka boola bibbidi-bobbidi-boo...


O filme está mais bonito do que nunca, digitalmente restaurado, com imagens e som mais vibrantes. O DVD duplo contém muitos extras interessantes, como o rumo que a estória tomou ao longo dos anos, para chegar ao produto final que é este que nós conhecemos, por exemplo. E está recheado de comentários do próprio Walt Disney.



*********
Walt Disney aliás, já que estou no assunto, era um homem interessante. Ele criou um enígma, ou no mínimo uma curiosidade, que persiste até hoje. Já reparou como em quase todas essas estórias que levam a signatura Disney, o personágem principal é órfão, seja de pai, ou seja de mãe, as vezes de ambos? Sempre achei isso muito curioso. Cinderella é órfã de pai e mãe, Branca de Neve também, a Bela Adormecida é levada da casa dos pais quando ainda bebê, Bambi perde a mãe, Peter Pan vive num mundo sem adultos, Mogli foi criado por animais, Tarzan também, O Rei Leão perde o pai também, Nemo perde a mãe, e por aí vai. Não é estranho? Alguém sabe por que? Se alguém porque, por favor, me explica. Sempre quis entender isso.

Nenhum comentário:

Arquivo

   
eXTReMe Tracker