quinta-feira, fevereiro 23, 2006

Então minha sobrinha e minha mãe estão passando uma temporada aqui conosco. Como esta já é a quarta vez que elas vêm, já estão bem familiarizadas com Boston, e sabem a rota do ônibus e do metrô para sairem por conta própria, e não ter que precisar muito da gente pra levá-las aos lugares. O que é bom, porque eu e Paul trabalhamos o dia inteeeeirinho!!


Sinais dos Tempos

Já nos primeiros dias aqui, elas atravessaram a rua do outro lado aonde moramos para ir à Dunkin Donuts comprar donuts e café. E naturalmente como todos que lá trabalham são brasileiros também, logo surgiu um papo. Minha sobrinha que é adolescente e consequentemente tem aquela facilidade típica dos mais novos de fazer amizades, já trocou telefone, endereço e msn messenger com a galerinha de lá (os mais novos, claro). E tá formada a festa. É um tal de liga daqui e liga dali, conecta no msn, convida pra isso, convida pra aquilo, etc. Já soube que vai ter festa de carnaval na semana que vem. Eita, que a coisa tá é animada!

Logo num dos primeiros papos, já foram oferecendo trabalho à minha sobrinha, e o telefone dela foi passado adiante pra gerentes de outras Dunkin Donuts, que já ligaram lá pra casa convidando ela a ir preencher formulário.
Achei tão engraçado essa facilidade! Sinal dos tempos!
Lembro que quando me mudei pra este País a quase 11 anos atrás, brasileiro por essas bandas era raro. Naquela epoca não foi fácil pra mim arrumar emprego logo. E olhe que cheguei aqui com papelada todinha legal preparada meses antes mesmo de pisar em solo americano. E também não tô falando emprego de escritório como o que eu já tinha lá no Brasil, não. Tô falando de emprego fajutérrimo, em loja cafona americana que só vende quinquilhada e está sempre entupida de gente atráz de bargains. O salário mínimo naquela época era $4 dólares por hora. Ai, que horror!

Dado a rapidez com que ofereceram emprego à minha sobrinha, mesmo estando ela aqui só com um Visto de Turista, da pra ver como as coisas mudaram.
Pra você ver, as Dunkin Donuts, acho esta cadeia um fenômeno e um enigma ao mesmo tempo. Não sei nos outros Estados americanos, mas aqui em Massachusetts só tem brasileiro trabalhando lá. E olhe que o povo aqui é viciadíssimo em Dunkin Donuts. Existe literalmente uma em cada esquina, as vezes você conta duas na mesma esquina. Então, imagine todas essas "Dunkis" (como a brasileirada aqui já apelidou) espalhadas pelo Estado? Imagine a quantidade de trabalho que elas geram? Eu acho fabuloso que haja assim tanta oportunidade para os conterrâneos que aqui chegam. E oportunidade rápida até! Não deve demorar nada pra essa galera arrumar um emprego. Mas ao mesmo tempo não deixo de pensar como é possível uma cadeia americana como esta se sustentar quase que 100% de trabalho ilegal? Alguém sabe explicar isso? Até os gerentes lá são Brasileiros. Como é que essas lojas pagam impostos, por exemplo?
O novo amigo da minha sobrinha que lá trabalha, falou que os brasileiros estão aqui pra fazer os trabalhos que os americanos não querem. Isso não é nem novidade. É assim com relação aos imigrantes ilegais na sua maioria. Mas no caso da Dunkin Donuts, o monopolismo brasileiro é visível! Quando foi a ultima vez que você viu um anúncio de Help Wanted (precisa-se de funcionários) numa "dunki"? As vagas são preenchidas internamente bem dizer, por um amigo do amigo que acabou de chegar do Brasil, tipo assim.
Acho isso fascinante!

OBS - Como sempre escrevi este texto meio que nas pressas. Quando digo fascinante, não digo fascinante no sentido de maravilhoso. Talvêz esta não seja a palavra certa. Digo no sentido de que este assunto é motivo de curiosidade constante, especialmente pelo porte que a cadeia Dunkin Donuts tem.

A Raquel escreveu - Quanto a questão legal, existem vistas grossas de todos os lados ( o empregador e o governo), além disso a maioria dos empregados (até mesmo de 20, 21 anos) declara 5, 6 dependentes para descontar menos imposto.Enfim, essa situação precisa de uma solução urgente !!! Afinal os ilegais que antes "davam" lucros em todos os sentidos já estão pesando aos cofres públicos e quem paga a conta somos nós que pagamos altos impostos ao governo. Será que o cidadão americano já se deu conta disso ???? Que anda pagando imposto e....
Acredite Raquel, eu sei. Sao raras as vezes que eu e Paul recebemos devolução de imposto de renda. Sempre ficamos devendo dinheiro ao Governo. Com o tamanho de imposto que já pagamos, fico p da vida de saber que ando "picking up the tab" como dizem por aqui.

A Andrea falou -
Além disso, as chances de arranjar um emprego melhor, ou "subir na vida" são mínimas. Empresas bacanas não contratam imigrantes ilegais.
Concordo Andrea. Assim a curto prazo, pra muitas dessas pessoas pode ser uma boa vir ganhar dinheiro aqui, fazer um pé de meia, e voltar pro Brasil. Mas eu acho isso uma faca de dois gumes. Porque depois de que se cria um estilo de vida aqui, ganhando um dinheirinho melhor, etc, fica difícil de abrir mão disso tudo e voltar. E tem aquele lance da saudade, de não poder nunca visitar à terra, à família, os amigos. Será que vale à pena?

Quanto mais brasileiros são pegos ilegalmente menos chances os brasileiros 'honestos' no Brasil têm de conseguir um visto pra poder vir visitar os EUA e curtir como turistas.
Pois é!

Acho esse assunto muito delicado. Porque não concordar com certas coisas pode ser visto como preconceito, falta de tolerância, etc. Quando este não é o caso de maneira nenhuma.

Nenhum comentário:

Arquivo

   
eXTReMe Tracker