quinta-feira, março 02, 2006

Um dos meus maiores pet peeves (aquilo que nos incomoda), é quando estou lendo uma troca de mensagens na internet e quase não consigo nem entender o que está escrito, pois as palavras foram tão cortadas, tão abreviadas, que parece mais uma outra língua. Algo que vai mais ou menos assim: "flw meu! Como vai vc tb por ae?"
Me doe nos nervos ver essas pessoas atropelando a língua Portuguesa!

Será que estou ficando velha por dizer isso? Não sei se é sinal dos tempos, a mudança gradativa da língua, ou porque a Internet está nos tornando preguiçosos para escrever mesmo, mas vou notando cada vez mais como esse pessoal (especialmente os mais novos) não consegue escrever uma frase inteira sem massacrar o vocabulário e a gramática. Vejo especialmente isso no Orkut, nos scraps das pessoas.
Parece que não existe mais paciência pra escrever. As pessoas vão cortando, e atropelando, e re-inventando as palavras, de maneira que até nem sei como elas mesmas entendem. De repente tudo virou um dialeto, um código, ou aquelas coisas de quando éramos crianças e inventávamos uma língua para os mais velhos não entendessem. Mas até a língua do "P" era mais elaborada, e requeria maior abilidade para falar do que isso.

Não aguento quem escreve "tow" ao invéz de "estou".. ou "aki" ao invéz de "aqui", ou "entaum" ao invéz de "então", ou "ctg" ao invéz de "contigo"... a lista é infindável.
Não é só o Português que anda despedaçado. Também vejo isso acontencendo com a língua inglesa. No outro dia uma menina escreveu pra minha sobrinha "hey i luv ur site!!" - tradução: Hey, I love your site! Olha só como fica mais bonitinho escrito assim!

Eu não sou dona da língua, longe de mim dizer que tenho Português perfeito, que não cometo erros de gramática. Escrevo este blog com keyboard não adaptado a acentuação portuguesa, pra minha total irritação.. Mas eu tento. Eu pelo menos tento.
Se há erros gramaticais aqui, que me perdoe o meu professor de Português maravilhoso que me deu aulas no Marista, e falava um Português lindo de se ouvir, e tinha respostas poéticas para perguntas corriqueiras. "Professor, quais são as novidades?" E ele respondia "Nada de novo debaixo do sol!". Nunca esqueci daquela frase! Gostaria de poder ver sua reação hoje em dia ao tentar ler um scrap no Orkut de alguém com menos de 20 anos. Acho que o coitado deve ter calafrios horríveis ao olhar para o monitor do computador. Português é uma língua difícil, todos nós sabemos. Mas deveríamos pelo menos tentar!

Que os mais novos me perdoem, porque eu estou ficando velha, e assim como os mais velhos sempre gostam de pegar no pé em algum assunto (na minha época não tinha isso, na minha época não tinha aquilo). Mas na minha época eu escrevia Português com todas as letras.

Acho que todas as épocas têm pros e contras, e ninguém mais vive sem Internet. Mas a parte negativa disso é que estamos todos ficando preguiçosos pra escrever.
Mas até pra digitar está dando preguiça agora? Vamos atropelando a língua, cortando as palavras pela metade, ou na pior das hipóteses, copiando e repassando? Pra onde vai essa gente com tanta pressa que não pode terminar o que começou? Não há tempo pra detalhes? Ou será que tanta technologia está causando DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção) em todo mundo?

Ou sei lá, quem se importa? Esta é apenas a minha singela opinião. Mas ei, quem sou eu?
"Tudo que sei, é que nada sei", talvez dissesse o meu professor de Português neste momento!

Nenhum comentário:

Arquivo

   
eXTReMe Tracker