sexta-feira, julho 14, 2006

Cultura Popular

Um dos meus canais favoritos na tv Americana, o VH1 está transmitindo dois programas super legais, que eu tenho adorado assistir. Um deles é “The World Series of Pop Culture” e o outro é o “I Love the 70s, part II”.
Para mim que sou amarrada em cultura popular, estou me sentindo no paraíso!




The World Series of Pop Culture (Serie Mundial de Cultura Popular)
Um jogo de competição entre equipes, que como o nome já indica, lida de assuntos relacionados a cultura popular.
As equipes se enfrentam respondendo perguntas variadas sobre diversos assuntos.
A cada programa, a equipe vencendora (aquela que respondeu o maior número de perguntas corretamente, claro) avança uma etapa, enquanto a outra é eliminada do jogo. E assim segue.

O jogo não somente testa os conhecimentos dessas pessoas, mas como os nossos também.
Estou me divertindo bastante, tentando ver até onde vai o meu grau de conhecimento em cultura popular. Notei por exemplo que sou muito boa quando o assunto é música dos anos 80 (duh! Como se isso fosse alguma surpresa). Também me saio bem em assuntos relacionados a cinema.
Mas sou um total fracasso nas perguntas relacionadas a programas de tv cancelados, por exemplo.



I Love the 70s, part II
Uma continuação das séries I Love the 70s, 80s e 90s (Eu Amo os Anos 70, os Anos 80, os Anos 90).
Cada episódio fala à respeito das coisas mais marcantes acontecidas num determinado ano daquela década.
Eles tiram coisas do fundo do baú mesmo, e faz você lembrar de assuntos que a muito já havia esquecido. É divertidíssimo rever todas essas coisas.

É claro que pra mim, que fui adolescente nos anos 80, I Love the 80s é dez vezez mais divertido do que I Love the 70s, quando eu ainda era muito pequena. Já o meu marido (4 anos mais velho do que eu) se identifica muito mais com os anos 70.

As séries do VH1 são obviamente à respeito da cultura popular americana, mas se eu fosse fazer o meu próprio Eu Amo os Anos 70, o meu programa com certeza incluiria-

- Discoteca, e John Travolta dançando de terninho branco nos Embalos de Sábado à Noite

- Filminhos de TV como Benji, e seriados americanos imperdíveis como Jeannie é um Gênio, a Feiticeira, O Incrível Hulk, etc.

- Novelas como Estupido Culpido (com aquela trilha Sonora fabulosa com Cely Campello – lá em casa ainda temos o vinil da fotinha aí de baixo).


- Sítio do Pica-Pau Amarelo com Rosana Garcia no papel da Narizinho. Pra mim Reny de Oliveira sempre será a boneca Emília, e Dorinha Duval sempre será a Cuca, Zilka Salaberry sempre será a Dona Benta, André Valli sempre será o Visconde... e estamos conversado!


- Filmes de meter medo como O Tubarão (se eu tivesse tempo eu teria escaneado uma foto maravilhosa que meus pais tiraram que tem eu e minha irmã sentadinhas na grama, em frente a um cinema carioca - que provavelmente nem existe mais - com o letreiro bem grande indicando “O Tubarão”, de 1975)


Já Anos 80! Nossa! Me dê o nome de uma música, por exemplo. Uma musiquinha só, e eu posso dizer pra você, quem canta, qual o ano foi lançada, e exatamente aonde eu estava quando foi lançada. Especialmente se a cantora for Madonna, então aí temos à trilha Sonora da minha adolescência.


~~~~

E para finalizar, quer testar os seus conhecimentos em cultura popular? Aqui vão umas perguntas que eu extraí diretamente do programa (não vale pesquisar resposta na internet, hein? Isso aqui é pra testar o quanto você sabe de verdade).

Da categoria Ação e Aventura

- Que frase foi popularizada pelo personágem do ator Arnold Schwarzenegger no filme “O Exterminador do Futuro II” de 1991”?

- Como é o nome do Prédio tomado pelos criminosos do filme Duro de Matar, de 1988?

Músicas dos Anos 80

- Qual é o nome da música cantada por Stevie Wonder e Paul McCartney, de 1982, que falava em harmonia racial?

- Em 1982, Kim Carnes ganhou um Grammy com uma música que falava de uma mulher que tinha os olhos parecidos com os de uma atriz. Qual o nome da atriz?

Nenhum comentário:

Arquivo

   
eXTReMe Tracker