segunda-feira, outubro 18, 2010

Blockbuster, Netflix e RedBox

A locadora de videos mais famosa dos Estados Unidos, a Blockbuster acaba de declarar falência, com uma dívida de quase $1 bilhão de dólares. A rede continuará atuando, mas espera fechar entre 500 e 800 das suas 4.425 lojas espalhadas pelos Estados Unidos.
Eu não fiquei nem surpresa e nem com pena. A Blockbuster, que jã foi uma empresa líder do mercado americano, não conseguiu sobreviver as mudanças dos tempos.


Me lembro da primeira vez que ouvi falar numa Blockbuster, no comecinho dos anos 90, quando as locadoras de vídeo eram as coisas mais quentes do momento. Blockbuster tinha acabado de abrir uma filial em São Paulo. Lendo aquele artigo me deixou de água na boca. Para uma pessoa como eu que sempre fui louquinha por filmes, aquilo parecia um sonho. Uma loja enorme, com várias cópias de um filme só. Na época, as locadoras do Recife eram 1 filme de cada título, e a gente tinha que colocar o nome na lista de espera, e praticamente virar amigo íntimo do povo na loja pra poder conseguir pegar o filme. A Blockbuster prometia acabar com isso. Paraíso! Sonhei em vão com a chegada de uma filial daquelas no Recife... E finalmente so fui ter acesso a uma, quando me mudei para os Estados Unidos.

Mas o entusiasmo não durou muito. Acontece que a Blockbuster era bastante exploradora. Dominava o mercado e se aproveitava disso para tirar o máximo de dinheiro possivel dos seus clientes. O aluguel de um filme custava quase $4 dólares. Filme novinho, recem chegado custava mais. Se você não devolvesse o filme a tempo, tinha uma taxa de devolução atrasada de mais de $2 dólares, e por aí ia.
O que acabou com a festa desse povo? A chegada da Netflix! Com a Netflix, você não precisava sair do conforto da sua casa para ir buscar um filme. Era (e ainda é) tudo feito online, atravez do seu computador. Com uma loja virtual com milhares de opções tudo ficou infinitamente mais fácil. Você cria uma conta, paga uma mensalidade baratinha por mês, e aluga quantos filmes você quiser. Você faz sua própria lista, escreve as suas próprias críticas a respeito de cada filme que você assiste, e eles vão criando uma lista de sugestões pra você a partir disso. Você pode ler as críticas dos outros e decidir se quer ver aquele filme, ou não, etc e tal. O filme é enviado pra você por correio, chega na sua casa com 2 dias no máximo, num envelope pre-pago. Você pode ficar com o filme o tempo que quiser, não tem taxa de atraso. Depois é só colocar no envelopinho pre-pago e jogar em qualquer caixa de correio, e pronto.
Perdeu o filme? Não tem problema. Estragou o filme? Eles não te fazem perguntas (contanto que isso não vire um hábito, claro).
No último ano a Netflix achou pouco, e criou o movie streaming. Para alguns filmes, você nem precisa esperar o dvd chegar na sua casa. Você faz um download do filme diretamente para a sua tv. E o preço continua o mesmo.


 
A Netflix colocou uma estaca no coração da Blockbuster! E para ajudar a matar o monstro, entrou em cena nos últimos anos a RedBox. A RedBox tem vending machines de dvd nas principais lojas da cidade. Você vai no supermercado por exemplo. Quer pegar um filminho, vai na máquina, paga $1 dólar, e retira um filme. A Redbox te dar 1 dia para assistir aquele filme pelo mesmo precinho de $1 dólar. Para cada dia consecutivo que você ficar com o filme, eles vao te cobrando mais 1 dólar. Depois de 14 dias (e $14 dólares mais tarde), o filme é seu pra sempre.

Com essas opções, quem precisa de Blockbuster? Eu digo, The End, Fim, hasta la vista, baby!

3 comentários:

Jôka P. disse...

Laurinha, aqui no Brasil, quem não quiser comprar qualquer filme no camelô, a 3 por 10 Reais... baixa no Torrent, pela internet. É grátis e rapidinho! As locadoras de video Blockbusters (cariocas) viraram filias das Lojas Americanas.
Bom voltar aqui e ver que permanece blogando. Somos dinossauros, sobreviventes.
Bjs!
Jôka

Liliane de Paula disse...

Desaparecidaaaaaaaa! Que cruel vc foi, Laurinha. Sem dar notiicas esse tempo todo. Bom, o bom é que voltou. Beijo

Anônimo disse...

Il semble que vous soyez un expert dans ce domaine, vos remarques sont tres interessantes, merci.

- Daniel

Arquivo

   

Followers

eXTReMe Tracker