segunda-feira, abril 04, 2005

Joao Paulo II

Em Julho de 1980 eu tive a honra de conhecer o Papa Joao Paulo II pessoalmente, na sua primeira visita ao Brasil, e a minha terra Recife.
Me lembro daquele dia perfeitamente, eu tinha 11 anos, e fui juntamente com meus pais, irma, primos e tios (acho que meu avo tambem foi) esperar o Papa chegar.
O lugar escolhido foi o Viaduto da Joana Bezerra (os pernambucanos sabem muito bem aonde fica). O dia todo nos esperamos para ver o Papa. Tinha uma multidao la, cantando Joao de Deus.
E Joao de Deus veio.

Joao Paulo II era um homem especial.
Ele foi o primeiro Papa a visitar um Pais comunista. O primeiro a visitar uma Sinagoga, uma Mesquita. O Papa que mais paises visitou. Ele perdoou o homem que tentou mata-lo.
Por isso tudo, eu tenho muito respeito por ele. E esta semana tem sido dificil nao se sentir um pouco triste, apesar de saber que ele agora esta livre dos sofrimentos da doenca.
Ao Papa, deixo aqui a minha singela homenagem:


Para isso fomos feitos:
Para lembrar e ser lembrados
Para chorar e fazer chorar
Para enterrar nossos mortos
Por isso temos braços longos para os adeuses
Mãos para colher o que foi dado
Dedos para cavar a terra

Assim será a nossa vida:
Uma tarde sempre a esquecer
Uma estrela a se apagar na treva
Um caminho entre dois túmulos

Por isso precisamos velar
Falar baixo, pisar leve,
ver a noite dormir em silêncio.

Não há muito o que dizer:
Uma canção sobre um berço
Um verso, talvez, de amor
Uma prece por quem se vai

Mas que essa hora não esqueça
E por ela os nossos corações se deixem,

graves e simples.

Pois para isso fomos feitos:
Para a esperança do milagre
Para a participação na poesia
Para ver a face da morte

De repente nunca mais esperaremos...
Hoje a noite é jovem;
da morte, apenas

Nascemos, imensamente.

Vinícius de Moraes


Descance em Paz, Karol Jozef Wojtyla!

Nenhum comentário:

Arquivo

   
eXTReMe Tracker