domingo, junho 26, 2005

Almanaque Anos 80

Olha só o que o meu priminho me mandou lá do Brasil. Valeu, Marquinhos!

Agora ando me deliciando com este livro, que é simplesmente fantástico. Quem tem, sabe. Quem não tem, eu recomendo.
Pra quem foi adolescente dos anos 80 como eu fui, este Almanaque é indispensável. Gente, tem coisas do arco da velha. Os autores são Luiz André Alzer & Mariana Claudino. Fico impressionada que eles tenham conseguido relatar, nos míiiiiiinimos detalhes, tudinho que se passou na década de 80.

Como por exemplo, alguém se lembra dos nomes das Chacretes do Chacrinha?
Pois aqui vai a lista:
- Rita Cadillac, Gracinha Copacabana, Estrela Dalva, Índia Poti, Índia Amazonense, Fátima Boa Viagem, Sueli Pingo de Ouro, Valéria Mon Amour, Esther Bem-Me-Quer, Regina Polivalente, Dayse Cristal, Cristina Azul, Sandra Pérola Negra, Bia Zé Colméia, Sarita Catatau, Lia Hollywood, Leda Zepelin, Fernanda Terremoto, Graça Portelão, Gleice Maravilha, Sandrinha Radical, Rosane da Camiseta, Érica Selvagem, Chininha, Cleópatra, Aninha, Lucinha Ti-ti-ti, Sandra Veneno, Gláucia Sued, Jussara, Sandrinha toda Pura, e Geni (que ganhou o apelido depois que Chico Buarque cantou Joga Pedra na Geni, joga bosta na Geni, em 1979).

E mais, o Cassino do Chacrinha, ficou no ar de Março de 1982 a Julho de 1988 (ele morreu de cáncer de pulmão no dia 30 de Junho daquele ano, uma quinta-feira. Mas seu último programa foi ao ar no sábado seguinte, 2 de Julho). Os jurados variavam, e somente dois deles eram fixos: Elke Maravilha e Édson Santana, que fazia o gênero mal-humorado e era sempre recebido com vaias.

Aposto que muito gente já nem lembrava desses detalhes. É por isso que este livro é muito legal.

13 comentários:

Paula disse...

Tambem quero!!! Almanaque dos anos 80?

Zilá disse...

Oi Laurinha!!!
Obrigada pela visita, volte sempre que desejar.
Ontem eu vim aqui e não deixei comentário porque tava segurando o bebê no colo. Adoro a Alanis. Vi o CD no Starbucks e cheguei a pensar em levar pra casa, mas como as músicas eram as mesmas, desiti. Mas já que vc tá dizendo que o CD tá com coisa nova adicionada, me deu vontade de comprar quando for lá novamente. Aliás, meu café preferido aqui nos EUA é o do Starbuck. Só vivo lá. Tenho sacos e sacos de café aqui no armário. No momento tô tomando o colombiano, mas gosto do "verona" também. A família do meu marido, sabendo disso, vive me dando gift card de lá. (risos)
Vou anotar o nome desse almanaque, que muito me interessou.
Eu sei que uma das chacretes, virou mendiga lá no bairro que eu morava e faleceu na rua, de tanto que bebia.
Triste fim. Só não lembro o nome dela.
Beijos!

mariah1979 disse...

Lembro de muita coisa do Chacrinha. Lembro do abacaxi, das suas roupas coloridas... ( e lá em casa a tv era a preto e branco ). Bons tempos. Pois é. Sin City é um filme que muitos amam e outros odeiam. Eu sou muito esquisita pra filme. Só deu vontade mesmo foi de beijar o Bruce Willis.

Karenin disse...

Oi Laurinha, primeiro, brigadim pela visita. Segundo, vc se lembra de Daniel Azulay? Do Globinho? Armaçção Ilimitada? Meus programas favoritos. E sim, sempre me lembrei da Elke e do Santana. Ele, por seu mau-humor, que tinha o correspondente no Silvio como o Pedro de Lara ou a Aracy de Almeida, segundo porque a Elke morava em um predio perto da minha madrinha no Rio, ali no Leme. Vía ela na rua, em verões em férias por lá, sem maquiagem, cara limpa, simplesmente linda, linda, linda. Beijocas, beijocas e o final de semana tá acabando...

Denise Arcoverde disse...

Laurinha, eu também tenho o livro e de vez em quando me divirto com pedaços dele. Tem sacadas ótimas, especialmente sobre música.

Beijo!

Luisandro disse...

eu adoro os anos oitenta, eles nos deram coisas muito legais, e as coisas mais toscas de todos os tempos. bjao

cilene disse...

Onde vc comprou esse livro, internet??tambem quero...bom inicio de semana amiga.cilene

cilene disse...

Onde vc comprou esse livro, internet??tambem quero...bom inicio de semana amiga.cilene

cilene disse...

Onde vc comprou esse livro, internet??tambem quero...bom inicio de semana amiga.cilene

Leila Couceiro disse...

Bem, da minha viagem ao Brasil trouxe outra lembrança dos anos 80, o DVD da TV Pirata!

Laura disse...

Oi gente, olha so quanta visita nova por aqui. Que bom!
>>Zila, que estoria triste esta da Chacrete, eh verdade mesmo? Ai, que maldade, a pobrezinha!

>> Karenin, o livro fala disso tudinho: O Daniel Azulay, o Globinho... uma delicia!

>>Cilene, meu primo me mandou la do Brasil

>> Leila, eu adoro o DVD tambem. Minha mae me mandou antes de eu viajar. No aniversario de Paulzinho, quando vieram a Raquel e a Juliana (os primeiros blogs da minha lista ai do lado) la pra casa, a gente assistiu um pouquinho e demos muitas risadas juntas. Tinha coisa que nem me lembrava mais, muito engracado!

Beijos

Toninho disse...

Tempos atras, eu ia dar esse livro pro meu pai. Mais gastei com bobagens e acabei dando só um abraço mesmo.

Fernando disse...

Ah, Fátima Boa Viagem! Esse livro é interessante mesmo. Como almanaque é perfeito. Fiz um post sobre ele tb e ainda dou uma checada de tanto em tanto quando não consigo lembrar de algo. []s

Arquivo

   
eXTReMe Tracker