sexta-feira, agosto 05, 2005

Lynette Johnson

Hoje eu fiquei sabendo à respeito desta mulher, Lynette. Automaticamente fui cativada, não somente pelo seu trabalho, mas por sua pessoa também, e por isso eu quis dedicar uma página deste meu singelo blog à ela.



Lynette Johnson é fotógrafa profissional a 20 anos. Casamentos, aniversários, nascimentos, celebrações em geral. No seu currículo de prestígio inclue-se o casamento de Bill Gates.
Mas o que faz de Lynette a mulher extraordinária que ela é, é o seu trabalho voluntário junto à pais de crianças com doenças terminais.

Como tudo começou -
Em 1984, Lynette acompanhava de perto a gravidêz de sua melhor amiga. Mas o bebê, a quem deram o nome de Janus, nasceu prematuramente, e só viveu 3 meses. Sua amiga então pediu que Lynette fotografasse a criança para ela. As fotografias ajudaram aos pais atingir paz espiritual, após passar por processo tão doloroso. Lynette conta que, para sua amiga e o marido dela, voltarem para casa de braços vazios e enfrentarem amigos e familiares foi quase tão difícil quanto passarem pela própria perda de baby Janus. Pessoas bem intencionadas diziam coisas como Deus tem um plano ... as coisas acontecem por um motivo ... vocês terão outro filho..
Enquanto o casal sentia a necessidade de falar sobre seu filho, mostrar suas fotografias, os amigos pensavam que eles haviam enlouquecido.
Nas palavras de Lynette, este é a típica expectativa americana de que você tem que seguir à diante o mais rápido possível.. a vida continua. Encontrar o que eles chamam de closure (fechamento de um círculo, fim de uma estória). "Mas closure não significa nada. Como muitas coisas que fazem parte da nossa cultura, espera-se que o sofrimento passe logo. Mas não passa!"
13 anos depois, a cunhada de Lynette teve uma bebê que já nasceu morta. Ela lembra da Assistente Social sugerindo que tirassem fotografias da criança, e Lynette correu em casa para buscar sua câmera e roupinhas para a bebê. "Tirar aquelas fotos foi a coisa mais difícil que já fiz na vida. E eu soube que se eu consegui fazer para a minha sobrinha, eu poderia fazer para qualquer outra pessoa". Disse ela.
Alguns anos mais tardes, ela conheceu uma assistente do Hospital das Crianças em Seattle, WA, que lhe contou sobre o seu trabalho. E fotógrafa sentiu que aquilo era um Chamado. Ela falou para a assistente, que se alguns daqueles pais quisessem fotografias dos seus filhos, que a chamassem, ela faria o trabalho de graça. Algumas semanas mais tarde, veio o primeiro telefonema.

As Famílias -
Nas fotografias, Adam encontra-se aonde ele pertence, nos braços da sua mãe. Adam viveu somente 16 semanas. Nasceu com spina bifida, problemas cardíacos, e muitas outras complicações. Sua mãe, Carin, guarda suas fotografias com muito amor e orgulho.

É um milagre que o coração de uma mãe consiga funcionar um batimento a mais que seja ao coração do filho, diz a infermeira Michele Frost, da Unidade Paliativa do Hospital das Crianças de WA.

As fotografias tiradas por Lynette ajudam as famílias com algo que eles podem manter, num momento aonde eles têm que aprender a deixar ir embora.
Sessões como esta acontecem uma ou duas vezes ao ano. Ela diz que sempre se impressiona com o sentimento profundo de amor e orgulho que estão presentes nessas ocasiões. "Eu me sinto privilegiada de ser convidada à participar de algo tão especial. Eu tento respeitar, manter a tristeza e as lágrimas para mim mesma. Mas quando eu saio de lá, esses sentimentos caem sobre mim.. a imensidão do que eles estão perdendo." Ela diz.

A vida continua? Continua. Mas a tragédia não é curada pelo esquecimento. É remediada pela lembrança. Sem as fotografias os pais nunca lembrariam de um momento de felicidade. Lembrariam somente da perda.

Conheça a obra de Lynette Johnson. Ela criou a Fundação Soulumination, que recebe doações e ajuda a divulgar seu trabalho.

www.soulumination.org
Lynette Johnson's Website
Lynette's Blog

*****
Hoje de manhã, eu entrei no Blog da Lynette e deixei lá uma mensagem para ela. Qual não foi a minha surpresa, quando abri o meu gmail, e ela havia me respondido. Lynette é também muito educada. Aqui está o seu email.

Please do share with all your friends, that is what will make a difference in the way people relate to grief and loss.....we are trying to keep ahead of all this and have formed the foundation, let your friends know that should they wish to help we are appreciative of small contributions as with this airing and we will again see a spike in requests....I am touched and honored with your email and delighted that it moves you to share the story, my best to you...keep in touch and follow the blog on the site from time to time as so many wonderful things keep happening......my best to you,
lynette

Nenhum comentário:

Arquivo

   
eXTReMe Tracker