sexta-feira, setembro 02, 2005

Hurricane Katrina, 5 dias depois

Update -

Craigslist (o site de classificados online) tem uma página inteira dedicado a ajudar as vítimas do Furacão Katrina. Para quem tem uma idéia, quiser oferecer algum serviço de ajuda às vítimas, gostariam de doar algo, ou ajudar outros grupos, este é um bom começo
http://neworleans.craigslist.org/
http://batonrouge.craigslist.org/
http://mobile.craigslist.org/
http://montgomery.craigslist.org/
http://pensacola.craigslist.org/

Seguindo o exemplo da Andrea, se alguém tem roupas que não mais precisam (ou outras coisas que podem ser utilizadas), vamos fazer um multirão online, e enviar matimentos. Vou procurar saber qual é o endereço. Depois eu publico aqui.


**********
Hoje eu tirei o dia de folga do trabalho, e fiquei em casa. Daí, eu liguei a tv para assistir The Today Show, e estou até agora com tv ligada assistindo as notícias e imagens vindas dos locais atingidos pelo Furacão Katrina. E meu coração está bem pequenininho, apertadinho, com uma angústia enorme no meu peito, assistindo toda esta situação.

Eu já sabia que a situação era crítica, mas na minha vida agitada do trabalho para casa e de casa para o trabalho, não tinha a noção da imensidão do problema. Hoje, sentada aqui, só assistindo a tudo isso, me dar vontade de chorar. Nunca pensei que em um País como os Estados Unidos, as vítimas de um furacão fossem ficar assim, abandonadas à própria sorte, numa situação para lá de caótica, extra-crítica, 4 dias depois do furacão passar. Cadê o Governo? Senhor Presidente, o que está esperando?
O Prefeito de New Orleans deu uma entrevista em Talk Radio ontem, e este pobre, pedia numa voz carregada de desespero e ultraje para que o Governo ajudasse, "O que estão esperando? Isto é uma catástrofe enorme! Send the fucking trucks here!" Ele implorou!

Em New Orleans, homens, mulheres, crianças, idosos, pessoas doentes, pertencentes à uma classe da sociedade que já era pobre antes disso tudo acontecer, encontram-se agora em situação inimaginável, e especialmente inaceitável dentro de um País como este. 60% da população é negra, grande parte deles pobres, muitos deles não têm nem um plano de saúde. São esses o que estão sofrendo as consequências, porque não tiveram condições financeiras de escapar.
O Centro de Convenções de New Orleans vem servindo de habitação para mais de 15 mil flagelados deste furacão. Encaminharam todo este pessoal para lá, e simplesmente o abandonaram. Não há comida, água, banheiro, nada. Em temperaturas altas e húmidas, para complicar mais ainda.

Gente, as pessoas estão morrendo por todos os cantos, e os corpos ficam lá mesmo, juntamente com os vivos, neste lugar, porque não existe um plano de resgate. Os que estão lá para ajudar, simplesmente não são suficientes, e a esta altura têm medo até de chegar perto, pois o desespero é tão grande, que existem pequenos grupos roubando, fazendo arruaças.. pessoas sendo estupradas até, porque gente ruim existe em todo canto, e tiram vantagem de situações assim.
Chorei vendo um reporter dando água para um senhor de 90 e poucos anos, deitado numa maca, abandonado, totalmente desorientado, sem noção do que está acontecendo ao redor dele. Fiquei pensando, aonde estará a família deste senhor? Famílias foram separadas por uma razão ou outra.
Pela segunda vez vi um repórter chorando, ao entrevistar um homem que perambulava pelas ruas, sem destino, segurando a mão do seu filho pequeno, dizendo que havia perdido a esposa no auge do furacão, quando suas mãos se separaram. Ela chorou, entrevistando ele. A primeira vez que eu vi uma repórter chorar, foi após o 11 de Setembro.
A situação é crítica em outros Estados atingidos, como Mississipi, mas em New Orleans, é desesperadora. Não existe eletricidade, e dizem que não haverá por semanas. A gasolina está acabando, então os que ainda podem dirigir, não podem ir a lugar nenhum. Telefones, celulares, nada funcionando. Os que têm familiares em outras partes do País, não podem nem avisar para estas pessoas que estão bem, pois não há como se comunicar.
New Orleans, a cidade do Mardigrás (Carnaval), do Jazz, um lugar lindo, cheio de vida, de gente simpática e acolhedora. Que tristeza! A cidade inteira se encontra em total SOS! Incêndios e explosões acontecendo por todo o canto. As pessoas têm que andar dentro de uma água contaminada... enfim, são estórias e estórias..
Se eu pudesse, eu iria agorinha pra lá, somente para dar água pra este pessoal.

Hoje, eu venho aqui pedir a todo mundo que passa neste blog, gente, vamos ajudar. Por favor, qualquer coisinha que seja. Fazer uma doação para a Cruz Vermelha, fazer uma campanha blogal, qualquer coisa. Alguém tem sugestão?
Qualquer coisa. Uma prece..

http://www.redcross.org/
A Concert for Hurricane Relief

Nenhum comentário:

Arquivo

   
eXTReMe Tracker