segunda-feira, abril 24, 2006

Me mandaram um email corrente hoje, desses que dizem pra ler e repassar pra mais 10! O email pede para boicotar Exxon & Mobil (ou Exxonmobil), e parar de abastecer os carros nos seus postos de gasolina. O objetivo é obrigar a companhia a baixar o preço da gasolina, e assim as outras companhias menores seguirão o mesmo exemplo. Umm! será?



Então a gasolina está aumentando por aqui novamente. Não sei no Brasil e em outras partes do mundo, mas o preço da gasolina aqui oscila como o meu peso. Um verdadeiro yo-yo! Na ocasião do Furacão Katrina, o preço do galão chegou a custar $4 dolares em alguns lugares.
Aqui em Boston hoje, o galão esta custando $2.90 mais ou menos (na minha vizinhança pelo menos). E americanada já está em polvorosa reclamando!

Ninguém gosta de pagar mais caro. Nem eu! Mas todas as vezes que o povo começa a reclamar, eu fico aqui matutando com os meus botões.
Americano é viciado em carro grande! Quanto maior, melhor! Ao contrário do nosso povo brasileiro que dirige carros pequenos, rápidos e econômicos. As mulheres americanas não abrem mão das suas SUVs (o que o meu marido chama de síndrome do soccer mom), os homens dos seus trucks (caminhonetes). No estacionamento do meu trabalho eu conto 3 Hummers , uma delas dirigida por uma menina solteira, magricela, mais baixinha do que eu. Acho até cômico ver ela montada no tanque chegando e saindo do trabalho todos os dias.
E muito raramente uma família compartilha de um mesmo carro. Geralmente tem 2 ou 3 na garagem (cada membro adulto da família tem o seu). Uma outra colega de trabalho ilustra bem isso: Ela dirige um Durango, o marido uma caminhonete Ford. E para horas de lazer, o cara ainda tem uma motocicleta Harley Davidson. Super cool, sim! Mas reclamar não vale.

Pra que tanto carro? Ou melhor, pra que carros tão grandes?
Um dos motivos de tantos carros, eu até que sei. Tem cidades americanas que não contam com nenhum meio de transporte coletivo. Pra morar lá, tem que saber dirigir.
Essa falta de transporte coletivo não é atraso não. É por opção dos moradores mesmo. Tá certo que porque queiram preservar a paisagem do lugar, cultivar um estilo de vida bem reservado (aqui em Boston tem vizinhanças inteiras construídas praticamente dentro das florestas), mas não deixo de pensar que isso também é para separar as classes sociais, deixar o povão de fora mesmo. Então, essa galera pode reclamar? Também acho que não!

Eu acho os aumentos de combustível um abuso, mas também acho que a população não se ajuda!

Nenhum comentário:

Arquivo

   
eXTReMe Tracker